Preciso conversar com Hugo Motta sobre 6×1, diz Erika Hilton à CNN

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou, à CNN neste sábado (1°), que irá conversar com o novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre o projeto que pretende pôr um fim à escala de trabalho 6×1.

Preciso conversar com ele. Primeiro preciso saber com quem fica a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), porque isso é uma pauta importante”, disse a parlamentar.

“Nós não protocolamos o texto no ano passado por conta da condução da CCJ, porque era extremamente bolsonarista e nós já sabíamos o que ia acontecer. Esse ano, deve não ser tão bolsonarista, parece que fica com o União Brasil, PP tem ali algumas negociações mas acho que acaba ficar com o União Brasil mesmo. Vamos conversar com o presidente da CCJ, vamos conversar com o presidente Hugo Motta“, afirmou.

Em 2024, a CCJ ficou sob o comando da deputada Caroline de Toni (PL-SC).

Hilton também disse que a proposta pode contar com um vídeo explicativo, como o que havia feito para o “caso do Pix”, publicado em janeiro deste ano. “Talvez a escala 6×1 também peça um vídeo como esse”, disse Hilton. Mesmo assim, de acordo com ela, é necessário conversar com Motta primeiro.

“Acho que pode ser importante, sim, e quem sabe nesse ano. Mas não antes de dialogar com o novo presidente da Casa. Eu preciso saber qual será a posição da mesa diante desse tema”, continuou a parlamentar. Apesar de ter colhido assinaturas, a proposta ainda não foi apresentada.

Como apurou o âncora da CNN Gustavo Uribe, o projeto deve ser protocolado após o recesso parlamentar, que terminou neste sábado.

Projeto quer fim da escala 6×1

Hilton é autora de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com escalas em que se permite trabalhar por seis dias seguidos para folgar um.

A proposta já alcançou o número mínimo de assinaturas para começar a tramitar no Congresso. Eram necessárias as assinaturas de ao menos 171 dos 513 deputados.

O documento proposto pela deputada “dá nova redação ao inciso XIII, do artigo 7º da Constituição Federal, para dispor sobre a redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana no Brasil”.

No texto, Hilton argumenta que a “proposta à Constituição Federal reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis aos trabalhadores, reconhecendo a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares”.

“A medida proposta nesta Lei alinha-se aos princípios de justiça social e desenvolvimento sustentável, buscando um equilíbrio entre as necessidades econômicas das empresas e o direito dos trabalhadores a uma vida digna e a condições de trabalho que favoreçam sua saúde e bem-estar”, acrescentou a deputada.

*Com informações de Lucas Schroeder e Gabriel Garcia

Este conteúdo foi originalmente publicado em Preciso conversar com Hugo Motta sobre 6×1, diz Erika Hilton à CNN no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Neymar comemora vitória do Santos sobre São Paulo: “Grande jogo”

Neymar não acompanhou o jogo do Santos contra o São Paulo na Vila, mas parabenizou o elenco pela vitória. O Peixe venceu o São Paulo...

Análise: Trump coloca US$ 1,4 tri na mira de tarifas e ameaçã inflação

O presidente Donald Trump está prestes a atingir os três maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos com tarifas abrangentes, uma aplicação muito mais agressiva...

Grécia emite alerta de atividade sísmica em Santorini

As autoridades gregas aconselharam no domingo (2) as pessoas na ilha de Santorini, um dos principais destinos turísticos da Grécia, a evitar dois pequenos...