Premiado no SAG, elenco de “Conclave” deseja melhoras ao papa Francisco

Premiado no SAG, elenco de “Conclave” deseja melhoras ao papa Francisco

O elenco do filme “Conclave” enviou votos de melhoras ao papa Francisco, que permanece em estado crítico no hospital. O longa — cujo enredo foca na eleição de um novo pontífice — conquistou o prestigioso prêmio de Melhor Elenco na 31ª edição do Screen Actors Guild (SAG Awards), na noite de domingo (23).

Durante a cerimônia, os atores aproveitaram a oportunidade para falar sobre a saúde do líder mundial da Igreja Católica, de 88 anos, que está lutando contra uma pneumonia dupla.

A atriz italiana Isabella Rossellini, 72, foi uma das primeiras a demonstrar sua solidariedade ao pontífice. “Primeiramente, gostaríamos de desejar uma recuperação rápida ao Papa Francisco.”

Posteriormente, em uma coletiva de imprensa com os vencedores, Isabella esclareceu que até mesmo ela e seu colega de cena, o ator italiano Sergio Castellitto, 71, só podem especular sobre o que ocorre nos bastidores do processo tão misterioso.

“Em nosso filme, exploramos a eleição de um novo Papa, que é muito sigilosa e ocorre dentro do Vaticano, na belíssima sala que foi pintada por Michelangelo, a Capela Sistina, que reproduzimos. Como italianos, estamos mais familiarizados, talvez mais do que os estrangeiros, com o debate interno da igreja, o qual se assemelha muito às discussões presentes em qualquer sociedade: o papel dos gays, dos conservadores, dos progressistas, das mulheres. Então, Sergio e eu estávamos, talvez, mais familiarizados do que todos vocês, mas não sabemos o que acontece de fato durante o conclave. O filme revela os possíveis debates.”

Sergio enalteceu a importância da figura do Papa para os italianos. “Para nós, que vivemos em Roma, morar a poucos metros do Papa significa ter uma relação muito mais íntima. Vemos o helicóptero saindo e pensamos: ‘Ah, o Papa está saindo hoje e logo voltará!’. Assim, nossa relação, como italianos, com o Papa é muito mais próxima. Repito: desejo muito bem a ele.”

Francisco foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro, após apresentar dificuldades respiratórias. Em comunicado divulgado pelo Vaticano no domingo, a condição do Santo Padre foi confirmada como crítica.

O boletim oficial dizia: “A condição do Santo Padre continua crítica; entretanto, desde a noite passada não houve crise respiratória. Ele foi submetido a duas transfusões sanguíneas que apresentaram benefícios. O número de plaquetas permaneceu estável; no entanto, alguns exames de sangue mostram insuficiência renal inicial leve, que está sob controle. A terapia com oxigênio de alto fluxo por meio de canos nasais continua. O Santo Padre segue vigilante e bem orientado. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum retorno fazem com que o prognóstico permaneça reservado. Durante a manhã, no apartamento instalado no 10º andar, ele participou da Santa Missa na companhia de quem o acompanha durante os dias de hospitalização.”

Diretor de “Conclave” elogia Fernanda Torres: “Quero trabalhar com ela”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Premiado no SAG, elenco de “Conclave” deseja melhoras ao papa Francisco no site CNN Brasil.