Presidente do Panamá diz que Canal é operado pelo país e continuará assim

O presidente do Panamá, José Raul Mulino, enfatizou que a soberania sobre o canal que leva o nome de seu país não está em debate, após conversas com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, no domingo (2).

Mulino classificou a reunião com Marco Rubio como cordial e afirmou que não sentiu clima tenso com Rubio, em referência às ameaças de retomar o Canal do Panamá.

Falando a jornalistas, o líder panamenho disse que a soberania do Canal do Panamá não está em discussão e que ele é operado pelo país e continuará assim.

No entanto, Mulino afirmou que o acordo entre Panamá e China sobre a Rota da Seda pode ser terminado antes do prazo e que não será renovado. O presidente enfatizou que é importante ter uma conversa pessoalmente com Donald Trump.

O Departamento de Estado dos EUA também se manifestou sobre a reunião. Segundo porta-voz, Marco Rubio deixou claro a Mulino que Trump determinou que “a influência e o controle da China” é uma ameaça para o Canal do Panamá e que isso representa uma violação do tratado da via marítima.

Rubio ainda teria deixado claro que a situação atual do Canal é inaceitável e que, na ausência de mudanças imediatas, os EUA tomariam as medidas necessárias para proteger seus direitos sobre o tratado.

Imigração ilegal

A imigração ilegal também foi pauta da reunião entre Marco Rubio e José Raul Mulino. O presidente panamenho afirmou que o Panamá é um país de trânsito e que a situação da imigração atual é calma em comparação ao ano passado. Mas alertou que, embora estabilizada, é possível que o fluxo de imigrantes aumente novamente.

Mulino afirmou que o acordo de imigração com os Estados Unidos pode ser ampliado para repatriar cidadãos de outros países no Panamá, como imigrantes da Venezuela, Colômbia e Equador, mas que a expansão das repatriaões destes imigrantes devem ser pagas por Washington.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente do Panamá diz que Canal é operado pelo país e continuará assim no site CNN Brasil.

Juliana Paes participa de ensaio técnico da Viradouro sob chuva na Sapucaí

A atriz Juliana Paes, 46, participou na noite deste domingo (8) do ensaio técnico da Unidos do Viradouro na Marquês de Sapucaí, no Rio...

Reunião anual Brasil–UE deve impulsionar agenda do agro

O governo brasileiro vai sediar, de 4 a 6 de março, a reunião anual do mecanismo bilateral Brasil–UE (União Europeia), num momento em que...

Lula parabeniza presidente eleito de Portugal: vitória expressiva nas urnas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio das redes sociais, cumprimentou o presidente eleito de Portugal, António José Seguro, pelo que...