O Brasil enfrenta uma onda de calor intenso, com temperaturas significativamente acima da média para fevereiro em diversas regiões.
Do Rio Grande do Sul ao interior do Nordeste, os termômetros registram pelo menos 3°C acima do esperado para esta época do ano.
No interior da Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná e em toda a região Sudeste, as temperaturas estão até 7°C acima do normal. Esta condição deve persistir até o fim da próxima semana, causando preocupação.
Porto Alegre lidera as altas temperaturas
Nesta terça-feira (11), Porto Alegre deve ser novamente a capital mais quente do país, com os termômetros chegando próximo aos 40°C. Em todo o Rio Grande do Sul, as temperaturas estão cerca de 5°C acima da média. Santa Maria, também no estado gaúcho, registra máxima de 36°C.
Em Santa Catarina, Florianópolis apresenta máxima de 33°C, enquanto Criciúma, no sul do estado, pode chegar aos 36°C. Curitiba, por sua vez, deve atingir 30°C hoje e 31°C amanhã, bem acima dos 26°C normalmente registrados neste mês.
Sudeste em alerta
No Rio de Janeiro, a diferença é ainda mais acentuada, com temperaturas 8°C acima da média na quarta-feira. São Paulo já está há quase uma semana com temperaturas de 2 a 4°C acima da média.
A combinação deste calor intenso com a umidade cria condições propícias para chuvas fortes. São Paulo, por exemplo, enfrentou um temporal na segunda-feira (10) e há alerta para mais chuva forte novamente.
Norte e Centro-Oeste sob risco de temporais
Na região Norte, a previsão é de mais chuva do que sol nesta semana. Estão previstos até 150 milímetros de precipitação.
Só hoje, Macapá deve receber cerca de 35 milímetros de chuva, enquanto em Porto Velho a previsão é de 50 milímetros.
Áreas do Mato Grosso e do Maranhão também estão sujeitas a temporais que podem ocorrer a qualquer momento. Já na região Sudeste, um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme durante a semana, com sol predominante e temperaturas elevadas.
As autoridades recomendam que a população se mantenha hidratada, evite exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes do dia e fique atenta aos alertas meteorológicos, especialmente em áreas propensas a alagamentos e deslizamentos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Previsão do tempo: Sul e Sudeste enfrentam calor intenso e chuva no site CNN Brasil.