Quem é Alexandre Padilha, sucessor de Nísia no Ministério da Saúde

Após o anúncio da demissão de Nísia Trindade do Ministério da Saúde desta terça-feira (25), o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, será o seu sucessor na pasta.

Nascido na capital paulista, em 1971, Alexandre Rocha Santos Padilha, de 53 anos, é também deputado federal licenciado e médico.

Padilha é formado em Medicina com especialização em Infectologia pela Universidade de São Paulo (USP). Também é especializado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Foi professor dos cursos de Medicina e Saúde da Universidade Nove de Julho (Uninove) e da São Leopoldo Mandic, além de colaborador nas disciplinas do mestrado profissional da Unicamp.

É filiado ao PT desde 1988. Assumiu seu primeiro mandato como deputado federal em 2019, e foi reeleito em 2022. Em 2023, deixou o cargo para assumir a Secretaria de Relações Institucionais do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Criador do programa Mais Médicos

Alexandre Padilha é um dos criadores do programa Mais Médicos, durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), implantado em 2013 com o objetivo de objetivo de enviar profissionais de saúde para os municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil.

Ainda durante seu período como chefe da pasta, Padilha é considerado o responsável por incluir no programa Farmácia Popular — que oferece medicamentos essenciais a um baixo custo para a população — remédios para os tratamentos de hipertensão e diabetes.

Ex-ministro de Lula, Dilma e ex-secretário de Haddad

Além de ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do atual governo Lula, Padilha também foi ministro da mesma pasta no segundo mandato do presidente, entre 2009 e 2010.

O cargo de ministro da Saúde, contudo, já foi ocupado pelo político antes. No governo Dilma, o petista passou três anos no posto, no período de 2011 a 2014.

Padilha também passou um ano como secretário de Saúde de São Paulo entre 2015 e 2016, quando o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), era prefeito da cidade.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem é Alexandre Padilha, sucessor de Nísia no Ministério da Saúde no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Flip 2025: confira a programação oficial deste domingo (3)

Neste domingo (3), a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) chega ao fim com seu último dia de programação. A 23ª edição do evento reuniu escritores,...

Série B: Léo Gamalho estreia com dois gols e Botafogo-SP vence o América-MG

O Botafogo-SP derrotou o América-MG por 2 a 1, fora de casa, na noite deste sábado (2), em jogo válido pela 20ª rodada da...

Ataque ucraniano provoca incêndio em depósito de petróleo na Rússia

Um ataque de drones ucranianos atingiu um depósito de petróleo na cidade de Sochi, na Rússia, neste sábado (2). Segundo informou o governador regional Veniamin...