Os restos de uma antiga basílica que teria formado o coração da Londres romana foram descobertos durante obras no centro da capital britânica.
Com aproximadamente 2.000 anos, a basílica abrigava o tribunal, onde magistrados, oficiais e políticos deliberavam decisões importantes em um palco elevado, de acordo com um comunicado conjunto da incorporadora Hertshten Properties e do Museu de Arqueologia de Londres (Mola) nesta quinta-feira (13).
Descrita como o “coração pulsante” de Londinium, a basílica fazia parte de um fórum mais amplo, que era o centro político, comercial e social da cidade.
Esta é uma das descobertas mais significativas feitas na Cidade nos últimos anos”, disse Sophie Jackson, diretora de desenvolvimento do Mola, no comunicado.
“Os níveis de preservação da basílica superaram muito nossas expectativas, e possivelmente temos a parte mais importante do edifício”, acrescentou. “O mais empolgante é que mal arranhamos a superfície do potencial deste local através de nossas investigações iniciais.”
A basílica foi descoberta durante obras de reforma de um edifício comercial no número 85 da Gracechurch Street, no distrito financeiro da City of London. A estrutura foi encontrada no porão do prédio.
![Desenho mostrando como o fórum teria sido durante a época romana](https://i0.wp.com/www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2025/02/basilica-roma-3.jpg?resize=696%2C414&ssl=1)
Os arqueólogos que trabalham no local encontraram “fundações e paredes maciças feitas de sílex, arenito e tijolo romano”, em algumas áreas com mais de 10 metros de largura, um metro de comprimento e quatro metros de profundidade, segundo o comunicado.
Acredita-se que o fórum tenha sido construído entre o final dos anos 70 e 80 d.C. Foi construído em uma plataforma elevada e tem aproximadamente o tamanho de um campo de futebol.
Embora pesquisas anteriores tenham permitido aos arqueólogos identificar a localização da basílica, eles não sabiam quanto dela teria sobrevivido a projetos de construção romanos posteriores e mais modernos. No entanto, as últimas escavações revelaram “níveis extraordinários de preservação”, segundo o comunicado, e há planos para tornar o local acessível ao público.
![A basílica foi descoberta durante o trabalho de reconstrução de um bloco de escritórios](https://i0.wp.com/www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2025/02/basilica-roma-2.jpg?resize=696%2C464&ssl=1)
“A basílica romana será incorporada como uma experiência pública de classe mundial através de atualizações no projeto proposto para o desenvolvimento, exatamente em sua localização original”, disse Ron Hertshten, CEO da Hertshten Properties, no comunicado.
A estrutura teria estado em uso por cerca de 20 anos, quando foi demolida e substituída por um segundo fórum muito maior, refletindo o rápido crescimento e a importância de Londinium no Império Romano.
DNA humano antigo revela ramo perdido da árvore genealógica humana
Este conteúdo foi originalmente publicado em Restos de basílica romana são descobertos no porão de um prédio em Londres no site CNN Brasil.