Ao pensar em emagrecimento, devemos aliar a prática de exercícios físicos com uma dieta saudável. A presença de alimentos ricos em nutrientes e com vários benefícios é essencial para o sucesso na busca de resultados. Porém, também existem contraindicações alimentares que podem atrapalhar o processo.
“Vários alimentos podem dificultar a perda de peso, principalmente aqueles ricos em calorias vazias, com alto teor de açúcar, gorduras saturadas e ultraprocessados”, explica a nutricionista Letícia Vieira, do grupo Mantevida, em Brasília.
A nutricionista Beatriz Rodrigues, que também atua em Brasília, diz que o momento da escolha de que comida consumir pode ser decisivo no processo de emagrecimento. Ao invés de priorizar uma alimentação composta por nutrientes, proteínas e um carboidrato de boa qualidade, as pessoas tendem a consumir produtos menos saudáveis no dia a dia.
“Se a base da sua dieta for composta por um alto valor calórico, isso dificultará o emagrecimento”, afirma.
Por que alguns alimentos dificultam a perda de peso?
- Densidade calórica elevada: pequenas quantidades já fornecem muitas calorias, o que pode levar ao consumo excessivo sem que a pessoa perceba.
- Pouco efeito na saciedade: alimentos ricos em açúcares simples e refinados são rapidamente digeridos e absorvidos, causando picos de glicose e insulina no sangue seguidos por uma queda abrupta, aumentando a fome pouco tempo depois.
- Inflamação e retenção de líquidos: alimentos ultraprocessados e ricos em sódio podem causar inchaço, retenção de líquidos e processos inflamatórios, prejudicando a saúde metabólica.
- Alteração do metabolismo: o excesso de açúcares e gorduras ruins pode contribuir para a resistência à insulina, dificultando o uso eficiente da energia pelo organismo.
Alimentos que dificultam a perda de peso e como substituí-los
Refrigerantes
Bebida possui muitas calorias vazias e não fornece nutrientes essenciais para o organismo. O consumo favorece o ganho de peso e aumenta as chances de desenvolvimento de doenças como hipertensão e diabetes. É recomendável substituir o refrigerante por água com gás e limão, chá natural sem açúcar ou sucos naturais diluídos em água.
Frituras
Quando submetido a altas temperaturas, o óleo se transforma em gordura maléfica, podendo entupir artérias e causar sérios danos à saúde, como o surgimento de doenças cardiovasculares. A dica é trocar o preparo frito por assados, grelhados ou cozidos.
Pães e massas refinadas
Quando ingeridos de forma excessiva, podem ocasionar problemas de saúde. Obesidade e mudanças no metabolismo, como resistência à insulina, aumento de glicemia e triglicérides são alguns dos exemplos. Boas opções de substituição são pães integrais, batata-doce, quinoa e arroz integral, por exemplo.
Doces industrializados
Podem trazer maléficios à saúde, como obesidade, diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. É recomendável trocar por frutas in natura, chocolate 70% cacau, tâmaras ou iogurte natural com mel.

Carnes embutidas
Por conter altos níveis de gordura, sódio, nitritos e nitratos, os alimentos estão relacionados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e cancerígenas. A indicação dos nutricionistas e dar preferência ao frango, peixe, ovos ou carne magra fresca.
Bebidas alcoólicas
O alto consumo alcoólico está ligado ao risco de desenvolvimento de problemas mentais, comportamentais e doenças cardiovasculares, além de cirrose. É recomendável substituí-las por água saborizada com frutas ou bebidas sem álcool.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles