Silveira: é hora de dar um desfecho à exploração na Margem Equatorial

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que “já está na hora de concluir a análise e dar um desfecho” ao imbróglio ao início dos estudos para explorar petróleo na Margem Equatorial. Segundo o chefe da pasta, a Petrobras já atendeu todas as exigências para iniciar o processo.

“A exploração na margem equatorial é uma prioridade e já foram realizadas inúmeras reuniões na Casa Civil. A Petrobras já entregou os estudos complementares e o Brasil não pode perder essa janela de oportunidade”, disse Silveira à CNN.

Em um evento nesta quarta para receber o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), prefeitos e parlamentares gaúchos, sobre a reativação das usinas termelétricas de Candiota, no interior do estado, Silveira afirmou que o governo vai cumprir “com rigor” o que manda a lei. Sem “passar a boiada” ou “se submeter a ideologias”.

“Quando defendemos um licenciamento, nós nunca sentamos na mesa com Ibama, Icmbio falando que eles tem que passar em cima de uma vírgula. Nós estamos apertando a Petrobras para fazer com toda a segurança possível. Agora, não há que se ter mais do que isso, é cumprir o que o nosso legislador consensuar”, frisou na ocasião.

Silveira encabeça as negociações sobre o futuro da exploração de petróleo na Margem Equatorial, região considerada estratégica pelo governo. A Petrobras busca avançar com a perfuração de poços na costa do Amapá, mas enfrenta obstáculos regulatórios e resistência do Ibama, que já negou licenças para a atividade.

A região engloba as zonas marítimas da costa do Brasil, Guiana, Suriname e outros países da América do Sul. A área é rica em petróleo e gás natural, o que a deixa na mira de grandes empresas petrolíferas.

O governo tenta mediar o impasse entre o setor petrolífero e as exigências ambientais, enquanto especialistas alertam para os riscos à biodiversidade. Mas tem aumentado o tom a favor da exploração de petróleo no lugar.

Mais cedo, em entrevista a uma rádio de Macapá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “lenga-lenga” a demora em avançar com a questão e disse que o Ibama parece agir como se fosse contra o governo.

O presidente disse ainda que quer a exploração de petróleo na região, desde que antes seja feita uma pesquisa. Ele ainda pontuou que a Petrobras é responsável e experiente e, em uma eventual extração de petróleo na Margem Equatorial, iria “cumprir todos os ritos” para evitar danos ambientais.

Serasa: brasileiros demoram a fazer plano financeiro de aposentadoria

Este conteúdo foi originalmente publicado em Silveira: é hora de dar um desfecho à exploração na Margem Equatorial no site CNN Brasil.

Terapia-alvo: entenda o tratamento que Preta Gil realizava nos EUA

A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20/7), aos 50 anos, em Washington, nos Estados Unidos, vítima de um câncer de intestino contra o...

Miomas uterinos: tudo o que você precisa saber sobre eles

O mês de julho é dedicado à conscientização sobre os miomas uterinos, tumores que se formam no tecido muscular do útero, geralmente benignos. Eles...

Após separação, Manoel Gomes curte passeio de lancha com mulheres

Manoel Gomes, 55 anos, parece não estar sofrendo pela separação recente e pela perda do bebê que a ex-companheira Diva Gomes, 42 anos, estava...