Sobrou almoço? Veja os riscos de deixar a comida fora da geladeira

Depois que o almoço fica pronto, é comum que a comida passe horas sobre o fogão enquanto esperamos a temperatura dos alimentos baixar — ou mesmo por preguiça de guardar tudo em seus devidos recipientes imediatamente. Mas você sabe quais são os riscos dessa prática para a saúde?

De acordo com nutricionistas, deixar os alimentos fora da refrigeração adequada por muito tempo pode aumentar o risco de contaminação, e os danos podem ser graves. “Pode ter o crescimento de bactérias, a proliferação de fungos e toxinas. Esses microrganismos fazem mal à saúde, podendo causar intoxicação alimentar”, alerta a nutricionista Camila Pedrosa, que atua em Brasília.

Ela ressalta que o tempo que os alimentos podem ficar fora da geladeira depende de alguns fatores, como: se o alimento estava refrigerado antes; se foi reaquecido; ou se foi preparado recentemente.

“De modo geral, os alimentos perecíveis, como carnes cruas ou preparadas, laticínios, pratos prontos, arroz, feijão, macarrão, legumes e verduras, devem ficar no máximo duas horas fora da geladeira. O ideal seria até uma hora e meia, porque quando a comida começa a perder temperatura e ficar morna, ela se torna um ambiente ideal para o crescimento bacteriano e a proliferação de fungos”, explica a especialista.

O nutricionista Gabriel Moliterne, do Hospital Albert Sabin de São Paulo, também aponta que a temperatura ambiente é um fator crucial para o crescimento das bactérias. Bactérias patogênicas — como Salmonella, Escherichia coli, Listeria monocytogenes e Campylobacter — se multiplicam rapidamente em temperaturas entre 5°C e 60°C.

“O consumo desses alimentos pode levar a infecções bacterianas, com sintomas como diarreia, vômitos e dor abdominal. Esses desconfortos podem aparecer de 30 minutos a quatro dias após o consumo”, diz Moliterne.


Recomendações da Anvisa

  • No supermercado, verifique se os produtos estão dentro da validade e se são armazenados nas condições adequadas.
  • Em casa, guarde os produtos conforme as orientações do fabricante, presentes no rótulo.
  • Lave as mãos antes de iniciar o preparo dos alimentos para evitar contaminação.
  • Evite o contato de alimentos crus com alimentos cozidos. Lave os utensílios usados no preparo de alimentos crus antes de utilizá-los nos cozidos.
  • Certifique-se de que os alimentos sejam cozidos em temperatura suficientemente alta para matar os microrganismos mais nocivos.
  • Mantenha os alimentos quentes acima de 60ºC e os alimentos frios abaixo de 5ºC até o momento de servir.

Posso reaquecer a comida?

Quando o assunto é reaquecimento, a nutricionista Camila Pedrosa alerta que, se o alimento ficou por muito tempo em temperatura ambiente, a melhor opção é descartá-lo.

“O mais seguro é não tentar reaproveitá-lo, pois a proliferação de bactérias resistentes pode causar infecções graves. As toxinas presentes em alguns alimentos não são destruídas pelo calor ou congelamento, o que pode agravar a situação”, conta.

Quais alimentos estragam mais rápido?

Os alimentos mais sensíveis à temperatura ambiente são os perecíveis, como carnes cruas ou cozidas, laticínios, ovos e pratos preparados com ovos crus. “Esses têm maior tendência a se deteriorar rapidamente. A mudança de temperatura, seja para cima ou para baixo, acelera esse processo”, observa Camila.

Embora seja difícil identificar com precisão se um alimento está contaminado, alguns sinais são visíveis, como a perda de cor e brilho de carnes e peixes, que começam a ficar opacos e viscosos.

“Mas atenção! Muitas vezes a contaminação pode ter ocorrido antes que esses sinais apareçam”, alerta Camila. Por isso, o armazenamento correto e a refrigeração ou aquecimento adequado dos alimentos são fundamentais para prevenir infecções.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Duda Guerra sorri para os paparazzi, após término de namoro

Um dia após o término do namoro com Benício Huck, Duda Guerra foi fotografada saindo de um restaurante japonês, no shopping Village Mall, no...

Simone Mendes ostenta em avião igual de Virginia Fonseca

Simone Mendes virou assunto ao usar as redes sociais para mostrar um vídeo em que apareceu desembarcando em Goiânia com um jatinho de luxo....

Ana Paula Siebert se diverte com a filha fazendo compras no mercado: “Vicky dona de casa”

A esposa de Roberto Justus, Ana Paula Siebert, divertiu os seguidores ao mostrar a filha, fruto do casamento com o empresário, Vicky, de 4...