SP: Linha 1 do metrô terá interdição neste fim de semana; veja como fica

A linha 1-Azul do metrô de São Paulo ficará interditada neste fim de semana, dias 15 e 16, no trecho entre as estações Japão-Liberdade e São Joaquim. O bloqueio ocorre por conta da passagem do tatuzão pela região para as obras da linha 6-Laranja.

Por causa da alteração, três estações ficarão fechadas: Japão-Liberdade, São Joaquim e Vergueiro. O sistema Paese atenderá os passageiros.


Por causa de obras da linha 6-Laranja, a linha 1-Azul ficará fechada neste fim desemana entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro
Por causa de obras da linha 6-Laranja, a linha 1-Azul ficará fechada neste fim de semana entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro • Reprodução

O Metrô informa que, durante o fim de semana, a linha 1-Azul funcionará em formato de carrossel. “Ou seja, por ambas as vias, em dois trechos distintos. No sábado e no domingo, as composições circularão no trecho sul, de Jabaquara a Vergueiro, e no trecho norte, de Japão-Liberdade a Tucuruvi. No sábado, os intervalos médios entre os trens serão de cinco minutos e no domingo de sete minutos.”

A empresa acrescenta que, no trecho fechado, entre Liberdade e Vergueiro, 25 ônibus articulados do sistema Paese atenderão os passageiros, com circulação ininterrupta durante o horário de funcionamento do metrô e com intervalos programados de três minutos.

Passageiros terão de pegar senhas

Ainda de acordo com o Metrô, o passageiro que desembarcar nas estações Japão-Liberdade ou Vergueiro receberá uma senha dada por um funcionário.

Essa senha possibilitará a reentrada do passageiro no metrô após pegar o ônibus do Paese sem que haja nova cobrança. “A exceção é para quem utilizar o Paese na estação São Joaquim, que estará fechada. Nesse caso, o passageiro terá o embarque tarifado quando ingressar numa estação do Metrô.”

Se o passageiro optar por ir a pé no trecho de 1,5 quilômetros das estações fechadas, também deverá pegar a senha ao desembarcar, para que possa embarcar novamente sem ter de pagar outra tarifa.

Bloqueio é por medida de segurança

O Metrô informa que o fechamento de estações quando há passagem do tatuzão é uma medida de praxe, tomada por motivos de segurança.

“Nestas situações, por medida de segurança, é usual interromper temporariamente a circulação de trens na região. Medida semelhante foi adotada por ocasião da passagem da tuneladora da linha 4-Amarela sob as linhas 2-Verde e 1-Azul e também do Tatuzão da linha 6-Laranja sob a linha 4-Amarela.”

Na semana passada, o tatuzão chegou à estação São Joaquim, a última do trecho sul da linha 6-laranja. “Agora ela segue escavando em direção ao Poço Felício dos Santos, um trecho não operacional, com cerca de 360 metros de túneis.”

No início deste mês, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a linha 6-Laranja deve começar a operar parcialmente no ano que vem.

“Os trens começam a chegar neste ano, para a gente começar a fazer os testes no ano que vem. Outubro do ano que vem a gente quer operar da Brasilândia até pelo menos a estação Sesc Pompeia ou até Perdizes. E, em 2027, entregar a linha completamente concluída até São Joaquim”, disse Tarcísio.

Quando estiver concluída, a linha 6-Laranja deverá transportar mais de 600 mil passageiros por seus 15 quilômetros de extensão e 15 estações.

Este conteúdo foi originalmente publicado em SP: Linha 1 do metrô terá interdição neste fim de semana; veja como fica no site CNN Brasil.

Ator de Avenida Brasil assume união com homem, mas nega rótulo de gay

Um famoso ator de Avenida Brasil, já veterano e querido por todos, entrou na lista de assuntos mais comentados após expor uma situação avassaladora. Ademais,...

PT prepara novos vídeos com IA e mira Bolsonaro após tarifaço de Trump

Integrantes do PT (Partido dos Trabalhadores) preparam uma nova frente de vídeos com uso de inteligência artificial (IA) para responder ao tarifaço anunciado pelo...

CRB x Coritiba: horário e onde assistir ao jogo da Série B

O CRB recebe o Coritiba nesta quinta-feira (10), às 21h35 (horário de Brasília), em partida válida pela 16ª rodada da Série B do Campeonato...