Starbucks anuncia demissões e redução do menu em meio à queda das vendas

A Starbucks anunciou nesta segunda-feira (24) que demitirá mais de mil funcionários e cortará bebidas complexas e impopulares de seu cardápio em um esforço para reverter a queda nas vendas e reformular a rede de cafeterias.

O corte será feito de algumas bebidas misturadas com Frappuccino, Royal English Breakfast Latte e White Hot Chocolate como parte da estratégia para simplificar as operações e reduzir seu menu.

“Esses itens não são comumente comprados, podem ser complexos de preparar ou são semelhantes a outras bebidas do nosso menu”, disse a empresa em um comunicado em que anuncia a mudança no cardápio.

A Starbucks está cortando 30% de seu menu em um esforço para simplificar os processos. Os energéticos gelados da empresa e seus controversos cafés com azeite de oliva já foram removidos dos menus. Outros varejistas e restaurantes também estão cortando opções para reduzir custos e focar na venda de itens mais lucrativos.

As vendas da cafeteria caíram por quatro trimestres consecutivos, o maior declínio em anos. Alguns clientes pararam de ir à Starbucks por causa dos altos preços das bebidas e longos tempos de espera, e centenas de suas lojas votaram para se sindicalizar em protesto contra salários, benefícios e condições de trabalho.

Mais de 30% dos pedidos da Starbucks agora vêm de clientes que fazem pedidos pelo celular e os retiram. Esse fluxo de pedidos móveis às vezes sobrecarrega os funcionários da Starbucks durante os horários de pico.

A Starbucks também disse nesta segunda-feira que está cortando cerca de 1,1 mil empregos corporativos.

A empresa acrescentou que eliminaria “várias centenas” de cargos abertos e não preenchidos, além de exigir que aqueles que estão em níveis de vice-presidente ou superiores compareçam aos seus escritórios em Seattle ou Toronto pelo menos três vezes por semana.

A empresa está tentando uma recuperação sob o comando do novo CEO Brian Niccol.

Niccol, que foi trazido da Chipotle em agosto de 2024 e é o quarto CEO da empresa em dois anos, embarcou em um ambicioso plano de recuperação para a rede de cafés. Niccol disse em uma entrevista recente que a Starbucks havia se desviado muito para pedidos móveis e que isso “tirou muito da alma” da marca.

Ele tem como objetivo fazer com que a empresa retorne às suas raízes como uma “cafeteria comunitária” com assentos confortáveis, em vez de uma focada em fazer os clientes saírem o mais rápido possível com pedidos para viagem.

Niccol – conhecido na indústria como o “Sr. Conserta-Tudo” para redes em dificuldades – também trouxe de volta uma tradição da empresa de baristas rabiscando em copos, bem como estações de leite e açúcar self-service.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Starbucks anuncia demissões e redução do menu em meio à queda das vendas no site CNN Brasil.

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