Starbucks anuncia demissões e redução do menu em meio à queda das vendas

A Starbucks anunciou nesta segunda-feira (24) que demitirá mais de mil funcionários e cortará bebidas complexas e impopulares de seu cardápio em um esforço para reverter a queda nas vendas e reformular a rede de cafeterias.

O corte será feito de algumas bebidas misturadas com Frappuccino, Royal English Breakfast Latte e White Hot Chocolate como parte da estratégia para simplificar as operações e reduzir seu menu.

“Esses itens não são comumente comprados, podem ser complexos de preparar ou são semelhantes a outras bebidas do nosso menu”, disse a empresa em um comunicado em que anuncia a mudança no cardápio.

A Starbucks está cortando 30% de seu menu em um esforço para simplificar os processos. Os energéticos gelados da empresa e seus controversos cafés com azeite de oliva já foram removidos dos menus. Outros varejistas e restaurantes também estão cortando opções para reduzir custos e focar na venda de itens mais lucrativos.

As vendas da cafeteria caíram por quatro trimestres consecutivos, o maior declínio em anos. Alguns clientes pararam de ir à Starbucks por causa dos altos preços das bebidas e longos tempos de espera, e centenas de suas lojas votaram para se sindicalizar em protesto contra salários, benefícios e condições de trabalho.

Mais de 30% dos pedidos da Starbucks agora vêm de clientes que fazem pedidos pelo celular e os retiram. Esse fluxo de pedidos móveis às vezes sobrecarrega os funcionários da Starbucks durante os horários de pico.

A Starbucks também disse nesta segunda-feira que está cortando cerca de 1,1 mil empregos corporativos.

A empresa acrescentou que eliminaria “várias centenas” de cargos abertos e não preenchidos, além de exigir que aqueles que estão em níveis de vice-presidente ou superiores compareçam aos seus escritórios em Seattle ou Toronto pelo menos três vezes por semana.

A empresa está tentando uma recuperação sob o comando do novo CEO Brian Niccol.

Niccol, que foi trazido da Chipotle em agosto de 2024 e é o quarto CEO da empresa em dois anos, embarcou em um ambicioso plano de recuperação para a rede de cafés. Niccol disse em uma entrevista recente que a Starbucks havia se desviado muito para pedidos móveis e que isso “tirou muito da alma” da marca.

Ele tem como objetivo fazer com que a empresa retorne às suas raízes como uma “cafeteria comunitária” com assentos confortáveis, em vez de uma focada em fazer os clientes saírem o mais rápido possível com pedidos para viagem.

Niccol – conhecido na indústria como o “Sr. Conserta-Tudo” para redes em dificuldades – também trouxe de volta uma tradição da empresa de baristas rabiscando em copos, bem como estações de leite e açúcar self-service.

Empresas de vale-refeição apresentam medidas para reduzir taxas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Starbucks anuncia demissões e redução do menu em meio à queda das vendas no site CNN Brasil.

Narrador nega ser dono de perfil que foi transfóbico com Erika Hilton

O narrador Sérgio Maurício, que participa das transmissões de Fórmula 1, nega ter feito comentários transfóbicos sobre Erika Hilton. Uma conta no X (antigo...

Neymar posta vídeo com Kelvin Oliveira em draft da Kings League. Vídeo

Em meios aos rumores de Kelvin Oliveira no Santos, Neymar postou um vídeo ao lado do atleta da Kings League. Vale lembrar que o...

Campeão do mundo em 2014 entra para partido de Erdogan na Turquia

A carreira de Mesut Özil dentro dos gramados chegou oficialmente ao fim em 2023, quando o alemão defendeu o İstanbul Başakşehir por sete jogos....