Super Bowl LIX: o que esperar do confronto entre Eagles x Chiefs

Acontece, neste domingo (9/2), o Super Bowl LIX. Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs se enfrentam na grande final da temporada 2024/2025, a partir das 20h30, no Estádio do Saints, em Nova Orleans.

O duelo é uma reedição do Super Bowl LVII, que aconteceu há duas temporadas atrás e coroou os Chiefs como tricampeões da liga, em um duelo decidido nos segundos finais com um ”field goal”, que desempatou a partida, pelo placar de 38 x 35.

Caso vença o confronto neste domingo, o Chiefs pode se tornar o primeiro time da história da liga a conquistar um tricampeonato seguido. A equipe que tem Patrick Mahomes como principal destaque é tetracampeã e vai em busca do pentacampeonato.

O Eagles tem somente um título, conquistado em 2017 no duelo contra o New England Patriots, uma das equipes mais vitoriosas da NFL.

Em quem ficar de olho

O Super Bowl LIX promete ser um jogão e uma espécie de revanche do Eagles após a derrota de 2023. Além disso, o desempenho de alguns jogadores nesta final pode colocá-los na história da competição. É o caso do tight-end Travis Kelce, que pode entrar para a prateleira de maiores jogadores da posição.

Outro nome pra ficar de olho é Jalen Hurts, quarterback do Eagles. O atleta viveu altos e baixos na temporada, mas mesmo assim chega como grande destaque do time, e deve travar um duelo muito interessante contra Patrick Mahomes, adversário da mesma posição, pelo MVP da final.

Hurts é o primeiro quarterback do século a perder sua primeira aparição no Super Bowl e disputar novamente a final, podendo criar até um roteiro de redenção do atleta.

Talvez o grande nome desse duelo seja Patrick Mahomes. O quarterback do Chiefs é dono de três anéis do Super Bowl. Caso vença a final neste domingo, iguala a marca de Joe Montana e Terry Bradshaw, que possuem quatro conquistas. O maior vencedor da posição é Tom Brady, que chegou à marca de sete títulos.

Premiação

A NFL vai pagar aos atletas do time vencedor do Super Bowl LIX  o prêmio de US$ 171 mil (na cotação atual, algo em torno de 900 mil reais). Como já é de costume dos esportes norte-americanos, além da premiação em dinheiro, os atletas do time que vencer a final também levam pra casa os tradicionais anéis de campeões da liga.

Os atletas que ficarem na vice colocação recebem a quantia aproximada de US$82 mil (430 mil reais).

Mas afinal, o que é o Super Bowl?

O Super Bowl é o principal evento esportivo norte-americano e um dos mais prestigiados no mundo inteiro. O evento reúne os campeões da American Football Conference (AFC) e da National Football Conference (NFC).

Além disso, um dos grandes momentos do evento é o Halftime Show, ou show do intervalo, que conta com mega-produções artísticas e reúne até mesmo públicos que não acompanham a modalidade. Neste ano, a estrela do intervalo será o rapper Kendrick Lammar, que recentemente venceu cinco categorias do Grammy.

Estima-se que o evento ultrapasse a marca de 114 milhões de espectadores simultâneos, podendo se estabelecer como a maior edição em audiência da história da competição.



Fonte: Metrópoles

Bilionários dos EUA minimizaram perdas ao venderem ações antes do tarifaço

Muitos dos líderes empresariais mais ricos dos EUA perderam milhões, se não bilhões, de dólares em patrimônio líquido desde o início do ano, à...

Juristas: Código Penal não tem regra específica para intimar internados

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi citado judicialmente, na quarta-feira (23), enquanto segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em...

STF retoma nesta sexta julgamento de mulher que escreveu em estátua

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta sexta-feira (25), o julgamento de Débora Rodrigues dos Santos, mulher que escreveu “Perdeu, mané” na estátua “A...