SUS vai oferecer transplante de intestino delgado e multivisceral

Pacientes com falência intestinal e outras condições relacionadas à insuficiência do intestino e outros órgãos abdominais agora poderão passar pelo transplante de intestino delgado ou multivisceral no Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria publicada nessa quinta (20/2) marca um novo capítulo para os pacientes, que não contavam com nenhuma terapia definitiva no SUS.

Até o momento, o tratamento para falência intestinal era apenas paliativo, com nutrição parenteral. O transplante de intestino delgado e multivisceral possibilita que o órgão volte a absorver nutrientes, permitindo que o paciente volte a se alimentar normalmente e tenha melhor qualidade de vida.

“Essa inclusão no SUS representa mais uma ação importante do sistema de saúde brasileiro para garantir o acesso a tratamentos de alta complexidade e que tragam qualidade de vida para a população, especialmente para pacientes com condições raras e graves”, afirmou, em nota, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Carlos Gadelha.

O Ministério estima que cerca de 15 pacientes precisam dos transplantes por ano. Apesar da recuperação complicada e do procedimento ser complexo, a qualidade de vida do receptor melhora consideravelmente.

“Um fator importante para a decisão de incluir esses transplantes no SUS foi a necessidade de integrá-los ao Sistema Nacional de Transplantes, um dos maiores e mais eficientes do mundo”, diz a nota.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Israel ordena que famílias palestinas se desloquem no sul de Gaza

As forças israelenses ordenaram que dezenas de famílias palestinas no sul da Faixa de Gaza deixassem suas casas, na primeira mobilização forçada desde o...

Por que os esforços de Trump pela Groenlândia escalaram tão rápido? Entenda

Ao voltar para casa neste mês após um prolongado recesso de Natal em Palm Beach, o presidente Donald Trump ficou momentaneamente surpreso quando um...

Tânia Maria sobre amizade com Wagner Moura: “Não sei se ele é meu filho”

A atriz Tânia Maria, 79, descreve a relação com Wagner Moura, seu parceiro de cena em “O Agente Secreto”, como um vínculo que ultrapassa...