Taxações dos EUA podem ser oportunidade para o Brasil, diz Fávaro

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse nesta terça-feira (4) que as recentes taxações de produtos importados impostas pelos Estados Unidos podem ser uma oportunidade para o Brasil.

“A gente entende essa questão norte-americana, com o novo governo Trump, talvez como uma oportunidade. O Brasil está preparado para produzir com muita competitividade e vamos estar suprindo aqueles que demandarem”, afirmou Fávaro.

Donald Trump confirmou no sábado (1º) a aplicação de tarifas de importação aos produtos oriundos do Canadá, México e China. Na segunda-feira (3), as tarifas impostas sobre o Canadá e o México foram congeladas por um mês.

Segundo Fávaro, o Brasil virou um grande provedor de alimentos no mundo graças à agroindústria brasileira. Ele conversou com jornalistas após uma reunião com a bancada de seu partido, o PSD, na Câmara dos Deputados. Ministro é senador e está licenciado do cargo.

O ministro relatou que compareceu ao encontro com parlamentares para pedir apoio da bancada de Orçamento para os planos que a pasta pretende implementar em 2025.

Diante da alta dos preços dos alimentos, cenário que virou um problema para o governo, o chefe da pasta avaliou que a queda do dólar pode minimizar a situação.

“Nos últimos dias o dólar já veio para perto de R$ 5,80. O reflexo vai também acontecer no preço dos alimentos. A atenção que tem de ser é o monitoramento de qualquer produto da cesta básica, da mesa do brasileiro, que possa ter a diminuição de oferta, [então] a gente [tem que] incentivar a plantar mais. Esse é o papel do ministério”, explicou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Taxações dos EUA podem ser oportunidade para o Brasil, diz Fávaro no site CNN Brasil.

Maior concorrência no Tecon 10 é melhor para o Porto de Santos, diz Pomini

O presidente da APS (Autoridade Portuária de Santos), Anderson Pomini, afirmou em entrevista ao CNN Money nesta quinta-feira (10) que a maior concorrência no...

Ninguém está falando em inflação, diz Haddad sobre tarifas de Trump

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (10) que, por enquanto, o governo não trabalha com a hipótese de impacto inflacionário no...

Alckmin: decreto de regulamentação da reciprocidade sai nos próximos dias

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que o decreto de regulamentação da Lei de Reciprocidade...