Temperatura alta faz consumo de energia no Brasil bater recorde

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a demanda por carga elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) bateu novo recorde de consumo nessa sexta-feira (21/2). Às 14h24, a carga do SIN alcançou a marca histórica de 104.732 megawatts — quarto recorde observado em 2025.

O recorde atual superou o valor registrado em 12 de fevereiro, quando foram consumidos 103.754 megawatts. Antes disso, os números mais elevados foram atingidos em 11 de fevereiro (103.335 MW) e em 22 de janeiro (102.810 MW).

Em comunicado, o operador destacou que “a demanda de carga vem sendo diretamente impactada pelas condições climáticas e altas temperaturas registradas em diferentes regiões do país”.


O fator energia elétrica na vida dos brasileiros


De acordo com o diretor-geral do ONS, Marcio Rea, estudos já tinham mapeado esse comportamento de alta no consumo de energia elétrica no Brasil. Ele ainda ressaltou que “o SIN está respondendo de forma segura e adequada à crescente demanda de carga”.

“O novo recorde reforça o quanto o SIN está respondendo de forma segura e adequada à crescente demanda de carga. Os estudos de planejamento do ONS tinham mapeado esse comportamento e a operação se preparou para atender ao que estamos observando: uma constante quebra de recordes na demanda de carga, porém mantendo o equilíbrio do sistema elétrico brasileiro”, afirmou.

Por fim, o operador disse que o sistema elétrico brasileiro é “robusto e opera com segurança”.



Fonte: Metrópoles

Garimpo ilegal: PF destrói equipamentos em território indígena Kayapó no PA

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta sexta-feira (16), uma operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Kayapó, localizada em Redenção, no Sudeste...

Mercosul e UE assinam acordo de livre comércio após 26 anos de negociação

Mercosul e UE (União Europeia) assinaram neste sábado (17), em Assunção, no Paraguai, um acordo de livre comércio que irá integrar 720 milhões de...

Mercosul-UE reforça multilateralismo em meio a atos de coerção, diz Vieira

O ministro de Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, disse durante a cerimônia assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia que o tratado reforça...