Trump assina ação que congela cartões de crédito de servidores por 30 dias

O presidente Donald Trump assinou uma ação executiva na quarta-feira (26) que congela os cartões de crédito de funcionários de agências por 30 dias.

A medida faz parte da “iniciativa de eficiência” do Departamento de Eficiência Governamental, segundo a conta oficial de resposta rápida da Casa Branca no X.

“Esta ordem inicia uma transformação nos gastos federais em contratos, subsídios e empréstimos para garantir que os gastos do governo sejam transparentes e os funcionários do governo sejam responsáveis ​​perante o público americano”, diz o texto da ação publicado no X.

Todos os cartões de crédito que os funcionários da agência têm serão “congelados” pelos próximos 30 dias, a partir da data da ação.

Há poucas exceções, que incluem “funcionários envolvidos em cobranças relacionadas a funcionários que utilizam tais cartões de crédito para, benefícios ou operações de assistência a desastres, resposta a desastres naturais e outros serviços críticos, conforme determinado pelo Chefe da Agência”, diz a ordem.

Os funcionários da agência também devem registrar justificativas para subsídios e empréstimos, com essas justificativas publicadas publicamente “na extensão máxima considerada praticável pelo Chefe da Agência”, conforme o comunicado.

Os colaboradores também devem apresentar justificativa para viagens financiadas pelo governo federal para conferências “ou outros propósitos não essenciais”.

A ação faz isenções para agentes da lei, oficiais de proteção da fronteira e oficiais de imigração, bem como para informações ou sistemas classificados.

A assinatura da ação executiva por Trump ocorre no mesmo dia em que ele realizou sua primeira reunião de gabinete, onde Elon Musk, do DOGE, teve um papel de destaque.

Confira a publicação da ação executiva de Trump:

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump assina ação que congela cartões de crédito de servidores por 30 dias no site CNN Brasil.

Especialista: Com discurso emblemático, Leão XIV quer construir pontes

O professor de Teologia da PUC-SP, Reuberson Ferreira, analisou, em entrevista à CNN, o primeiro discurso do recém-eleito papa Leão XIV, destacando elementos significativos...

Novo pontífice, Robert Prevost tinha boa relação com papa Francisco

Antes de se tornar o Papa Leão XIV, Robert Prevost liderou o poderoso escritório do Vaticano para nomeações episcopais. O falecido papa Francisco “o respeitava...

Lula se encontra com Putin na véspera do Dia da Vitória na Rússia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quinta-feira (8) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em um jantar oferecido...