Trump instrui Tesouro a interromper a produção de moedas de um centavo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite deste domingo (9) que instruiu o secretário do Tesouro, Scott Bessent, a interromper a produção de moedas de um centavo – popularmente conhecido como Penny -, citando o alto custo de produção.

“Por muito tempo, os Estados Unidos criaram centavos que literalmente nos custaram mais de dois centavos. Isso é um desperdício! Instruí meu secretário do Tesouro a parar de produzir novos centavos. Vamos acabar com o desperdício do orçamento de nossas grandes nações, mesmo que seja um centavo de cada vez”


Donald Trump, em publicação na rede social Truth Social

O penny está sob pauta há anos, com o movimento para eliminá-lo ganhando força depois que o Departamento de Eficiência Governamental de Elon Musk postou no X chamando a atenção para o alto custo de produção da moeda de um centavo.

No ano passado, uma matéria da New York Times Magazine defendeu a abolição da moeda. “A necessidade de abolir o centavo tem sido óbvia para aqueles no poder por tanto tempo que a incapacidade de fazer isso transformou a moeda em um símbolo de podridão mais profunda”, observou o artigo.

A Casa da Moeda dos EUA divulgou em 2023 que circulou cerca de 4,1 bilhões de centavos. No ano fiscal de 2024, a Casa disse em seu relatório anual que o centavo dos EUA custa cerca de 3,7 centavos para produzir e distribuir, um aumento de mais de 20% em relação ao ano anterior.

O aumento do custo dos metais, incluindo zinco e cobre, é parte do motivo pelo qual está ficando mais caro fazer a moeda.

Em 2013, um artigo de comentário no site da Brooking Institution deu um passo adiante, argumentando que os EUA não apenas parassem de fazer o centavo, mas também interrompessem a produção do níquel.

“Talvez o problema não seja que os defensores tenham sido muito ousados, mas sim que tenham sido muito tímidos — vamos deixar de lado não apenas os centavos, mas também as moedas de cinco centavos e parar de usar a casa decimal mais à direita”, argumentava o artigo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump instrui Tesouro a interromper a produção de moedas de um centavo no site CNN Brasil.

Alexandre de Moraes age com apoio de sete dos 11 ministros do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não está agindo sozinho. A decisão sobre a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro contou...

Alexandre de Moraes, Alan Rick, Pacheco e Lula: o suposto acordo que calou o senador acreano

O senador acreano Alan Rick tem uma dívida de gratidão considerada impagável com o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foi ele quem interveio junto...

Plano está em andamento, mas governo espera recuo dos EUA, diz Tebet

Na véspera da entrada em vigor da tarifa de 50% sobre determinadas exportações do Brasil aos Estados Unidos, a ministra do Planejamento e Orçamento,...