O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou as autorizações de segurança de Antony Blinken, ex-secretário de Estado dos EUA, e Jake Sullivan, ex-assessor de segurança nacional, disseram autoridades da Casa Branca no sábado (8).
A medida ocorreu um dia depois de Trump dizer que havia revogado a autorização de segurança de Joe Biden, interrompendo o acesso a briefings diários de inteligência.
Trump também revogou as autorizações de segurança da vice-procuradora-geral de Biden, Lisa Monaco, que ajudou a coordenar a resposta do Departamento de Justiça aos ataques de 6 de janeiro de 2021 por apoiadores de Trump no Capitólio dos EUA, disseram as autoridades no sábado.
Trump também teria removido as autorizações da procuradora-geral de Nova York, Letitia James, e do promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, ambos os quais lideraram casos contra Trump, de acordo com as autoridades.
Ex-presidentes dos EUA tradicionalmente recebem briefings de inteligência para que possam aconselhar presidentes em exercício sobre segurança nacional e política externa.
Em 2021, Biden interrompeu a autorização de segurança de Trump, que era então um ex-presidente.
Blinken não pôde ser imediatamente contatado para comentar.
Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump revoga autorizações de segurança para Blinken e Jake Sullivan no site CNN Brasil.