Uma turista de Brasília, identificada como Daniela Maia, sofreu uma queda de quatro metros em uma casa alugada pelo Airbnb em Itacaré, Bahia, resultando em uma grave lesão na medula e fratura de oito costelas. O acidente aconteceu enquanto ela estava encostada no guarda corpo do deck da piscina, que se soltou.
Após a queda, Daniela foi inicialmente levada para um hospital em Itacaré e, posteriormente, transferida para um hospital em Ilhéus, onde exames confirmaram as lesões. A família decidiu contratar uma UTI aérea para transportá-la a um hospital particular em Brasília, onde ela passou por cirurgia e ficou 12 dias internada na UTI.
Veja as fotos
Atualmente, Daniela está em tratamento em casa, utilizando um eletroestimulador transcutâneo para ajudar na recuperação muscular.
A advogada Gabriela Marcondes, especialista em processo civil, afirmou que tanto o Airbnb quanto o proprietário da casa podem ser responsabilizados pelo incidente. Em nota, a plataforma declarou que “o time do Airbnb continua a investigar o caso e está em contato com o hóspede sobre o incidente”.
Daniela, que reside na Austrália há 12 anos e não tinha plano de saúde ou seguro viagem, relatou que a situação é desafiadora. “Eu tenho que depender de todo mundo, até para escovar os dentes, para ir ao banheiro. Eu não consigo sentir nada”, disse. A dívida médica já ultrapassa R$ 200 mil, e ela depende de cuidadoras para suas atividades diárias.
A prima de Daniela, Rachel Serrate, que é enfermeira, prestou os primeiros socorros e descreveu a cena como “muito horrível”. Ela recorda que Daniela ficou inconsciente após a queda e que a situação era crítica, com risco de paraplegia.
“Eu peguei a cabeça dela assim, falei: Dani, tá tudo bem? Ela respondeu depois de um tempo. Como ela estava entre a grade e a grama, meio prensada, a gente arrancou a cerca, rotacionou ela em bloco, deitou ela mais retinha e esperou socorro. […] Foi muito grave a chance dela ficar com paraplegia, então, a gente não tinha chão nesse momento”, contou Rachel.
Fonte: Portal LEODIAS