Votação do orçamento deve sair antes do carnaval, diz Randolfe à CNN

Em dia de votação para o próximo comando da Câmara e Senado, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso, disse, neste sábado (1º), em entrevista à CNN que o Orçamento de 2025, do governo federal, pode ser votado pelo Legislativo antes do carnaval.

“Eu pretendo conversar com o relator do orçamento na segunda-feira, pela manhã ou pela tarde”, afirmou Randolfe se referindo ao senador Angelo Coronel (PSD-BA), responsável pelo pela relatoria do projeto.

“A ideia é pacificarmos o rito para votação do orçamento. Eu creio que conseguiremos fazer essa votação antes do carnaval, nós só temos mais duas semanas até o dia 27 ou 28″, relatou o parlamentar.

O relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), não chegou a apresentar um parecer final na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

“O mandato da Comissão de Orçamento termina na última terça-feira de março”, continuou Randolfe. “Então teremos um tempo, até meados de março, para que o orçamento seja votado”, garantiu à CNN.

Em janeiro deste ano, o futuro líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), já havia ressaltado a intenção de votar a peça orçamentária no retorno dos trabalhos no Congresso Nacional.

Orçamento de 2025

O governo federal iniciou 2025 sem o orçamento anual das contas públicas aprovado. Casos semelhantes também aconteceram durante os governos dos ex-presidentes Jair Bolsonaro e Dilma Rousseff.

O relator preferiu deixar a análise e votação para este ano, apesar de pedidos do governo e da cúpula da Câmara para que tudo acontecesse logo. O senador afirmou que será preciso adaptar o texto em elaboração, por conta das medidas de ajuste fiscal aprovadas no fim de 2024.

Depois da CMO, o Orçamento ainda tem que passar por uma sessão conjunta do plenário do Congresso Nacional.

*Com informações de Gabriel Garcia e Luciana Amaral

Este conteúdo foi originalmente publicado em Votação do orçamento deve sair antes do carnaval, diz Randolfe à CNN no site CNN Brasil.

Favorito para eleição, Motta defende Câmara forte e imunidade parlamentar

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), franco favorito ao cargo de presidente da Câmara, defendeu o fortalecimento da Casa e a imunidade parlamentar neste sábado...

Bala que atingiu cabeça de criança partiu de tentativa de assalto no RJ

A Polícia Civil concluiu que o tiro que deixou uma criança de dois anos baleada na cabeça, na noite de 26 de janeiro, partiu...

Enviado de Trump diz que fim da guerra na Ucrânia pode acontecer em meses

Keith Kellogg, enviado especial de Trump para a Ucrânia e Rússia, disse em uma entrevista na sexta-feira (31) que um acordo para acabar com...