Votação do orçamento deve sair antes do carnaval, diz Randolfe à CNN

Votação do orçamento deve sair antes do carnaval, diz Randolfe à CNN

Em dia de votação para o próximo comando da Câmara e Senado, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso, disse, neste sábado (1º), em entrevista à CNN que o Orçamento de 2025, do governo federal, pode ser votado pelo Legislativo antes do carnaval.

“Eu pretendo conversar com o relator do orçamento na segunda-feira, pela manhã ou pela tarde”, afirmou Randolfe se referindo ao senador Angelo Coronel (PSD-BA), responsável pelo pela relatoria do projeto.

“A ideia é pacificarmos o rito para votação do orçamento. Eu creio que conseguiremos fazer essa votação antes do carnaval, nós só temos mais duas semanas até o dia 27 ou 28″, relatou o parlamentar.

O relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), não chegou a apresentar um parecer final na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

“O mandato da Comissão de Orçamento termina na última terça-feira de março”, continuou Randolfe. “Então teremos um tempo, até meados de março, para que o orçamento seja votado”, garantiu à CNN.

Em janeiro deste ano, o futuro líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), já havia ressaltado a intenção de votar a peça orçamentária no retorno dos trabalhos no Congresso Nacional.

Orçamento de 2025

O governo federal iniciou 2025 sem o orçamento anual das contas públicas aprovado. Casos semelhantes também aconteceram durante os governos dos ex-presidentes Jair Bolsonaro e Dilma Rousseff.

O relator preferiu deixar a análise e votação para este ano, apesar de pedidos do governo e da cúpula da Câmara para que tudo acontecesse logo. O senador afirmou que será preciso adaptar o texto em elaboração, por conta das medidas de ajuste fiscal aprovadas no fim de 2024.

Depois da CMO, o Orçamento ainda tem que passar por uma sessão conjunta do plenário do Congresso Nacional.

*Com informações de Gabriel Garcia e Luciana Amaral

Este conteúdo foi originalmente publicado em Votação do orçamento deve sair antes do carnaval, diz Randolfe à CNN no site CNN Brasil.