Waack: A aposta de Lula na reciclagem de velhas ideias

Na busca da popularidade perdida, Lula dedica-se a explorar o baú das ideias velhas. Fomentar a indústria naval. Baratear gás e remédios. Por mais dinheiro em circulação via saques do FGTS.

Tá feia a coisa com a inflação de alimentos? Vamos conversar sobre impostos de exportação para carnes, açúcar, ovos. Falta vitrine num setor sensível? Demita-se a ministra da Saúde.

O problema para Lula 3 é que a popularidade não dá sinais de recuperação. Enquanto, um a um, vários setores vão se irritando.

O ministro da Agricultura ameaça sair se vierem com essa de taxar exportações de alimentos. O Centrão está berrando que Lula enrola e não dá cargos. A própria equipe econômica parece preocupada com um incentivo à demanda no momento em que o Brasil tem problemas fiscais junto de inflação desancorada.

Traduzo: não tem espaço fiscal para gastar mais. Enquanto nem a esperada desaceleração da economia e os juros altíssimos parecem segurar a inflação.

Nesse cenário complicado, o Congresso Nacional comemora R$ 50 bilhões em emendas. E vai tratando em banho-maria tanto o orçamento — que tinha de ter sido votado no ano passado — quanto as tais 25 prioridades econômicas do ministro da Fazenda.

Popularidade em declínio e Congresso se fortalecendo tornam muito mais difícil montar apoios para as eleições de 2026. E não é por falta de novas ideias. Ainda que existissem, como é que iriam superar a fadiga de material?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Waack: A aposta de Lula na reciclagem de velhas ideias no site CNN Brasil.

Nomeado, exonerado e nomeado de novo: dono de instituto de pesquisas reassume diretoria do Imac

O pesquisador de campo José Denis Moura dos Santos, dono do Instituto Data Control, reassumiu nesta quarta-feira um cargo de diretoria no Instituto do...

Inédito! Pele criada em impressora 3D é usada em paciente com queimadura

Uma mulher australiana se tornou a primeira paciente no mundo a receber um transplante de pele criada em impressora 3D a partir de células...

Veja 4 dicas para reduzir o consumo de sal

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo excessivo de sódio representa um grave problema de saúde pública global. No Brasil, a ingestão média...