O diretor Walter Salles lamentou a morte do cineasta Cacá Diegues, que além de colega de profissão era também amigo do diretor de Ainda Estou Aqui. Cacá morreu nesta sexta-feira (14/2), aos 84 anos, após complicações em uma cirurgia.
Ao falar sobre o amigo, Walter Salles afirmou que a morte dele é “perda irreparável para o cinema brasileiro e para a cultura do país” e que Cacá era um “mestre amoroso e lúcido, de uma profunda inteligência e generosidade”.
“A sua obra fica para sempre, graças à grandes filmes como Bye Bye Brasil e longas de uma extrema delicadeza como Chuvas de Verão, movidos pelo desejo que Cacá tinha de traduzir a identidade brasileira na tela do cinema. Perdi hoje um farol e um amigo”, afirmou ele em nota ao O Globo.
Quem era Cacá Diegues
- Nascido em Maceió, Alagoas, em 1940, Cacá Diegues foi diretor de cinema, ensaísta, roteirista e produtor. Sua carreira como cineasta se destacou principalmente por sua contribuição à criação do Cinema Novo, consolidando-se como um dos mais atuantes cineastas brasileiros das últimas décadas.
- Em 2018, passou a ocupar a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), assumindo no lugar do também cineasta Nelson Pereira dos Santos, de quem era amigo.
- Cacá Diegues era pai de quatro filhos, sendo dois deles do casamento com a cantora Nara Leão. Ele era casado, desde 1981, com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães. Ele tinha três netos.
- Autor de diversos títulos, Cacá Diegues produziu longas-metragens, curtas e documentários, incluindo clássicos como A Grande Cidade (1966), Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1980) e Deus é Brasileiro (2003).
Fonte: Metrópoles