⁠Sobretaxar importações dos EUA é uma decisão a se fazer, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quinta-feira (27) que há “duas decisões a fazer” em resposta às tarifas do norte-americano Donald Trump.

O primeiro caminho seria recorrer à Organização Mundial do Comércio, que busca mediar conflitos e violações ao livre comércio.

O outro, caso esta decisão não seja suficiente, seria de colocar em prática a “reciprocidade”.

“A outra é a gente sobretaxar os produtos americanos que nós importamos. […] Não dá pra gente ficar quieto achando que só eles têm razão e que só eles podem taxar os nossos produtos. Vamos tomar as atitudes que acharmos que são boas para o Brasil”, disse Lula em agenda no Japão.

Durante a coletiva de imprensa, o presidente da República defendeu o multilateralismo e criticou a postura de Trump. A avaliação de Lula é que o mundo e, sobretudo, os Estados Unidos vão acabar perdendo com essa guinada ao protecionismo.

“Esse protecionismo não ajuda nenhum país do mundo, vamos ver a consequência disso. A única coisa que eu sei é que vai ficar mais caro para o americano comprar”, pontuou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em ⁠Sobretaxar importações dos EUA é uma decisão a se fazer, diz Lula no site CNN Brasil.

Após vice no Paulista, Palmeiras encara Botafogo. Saiba onde assistir

O ponta pé inicial do Brasileirão 2025 foi dado nesse sábado (29/3). No entanto, a competição começa neste domingo (30/3), a partir das 16h...

Blusinhas: estados aumentam ICMS de importação a partir de 1º de abril

A partir desta terça-feira (1º/4), os estados vão aumentar a alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas compras on-line feitas...

Marina Lima dá esporro em equipe no Lollapalooza: “Bando lerdo”

Durante apresentação no Lollapalooza, a cantora Marina Lima, 69 anos, irritou-se com o volume da guitarra e deu um esporro na equipe. ...