Alguma fruta pode ter tanta proteína quanto o ovo? Entenda

O ovo é considerado uma das melhores fontes de proteína disponíveis – cada 50 g têm cerca de seis a sete gramas do nutriente. Na busca por opções para diversificar o cardápio e garantir a ingestão das proteínas, muitas pessoas optam por frutas que são conhecidas pelo alto teor da substância.

Porém, ainda que as frutas sejam importante fonte de nutrientes, até as que são conhecidas pela quantidade de proteína, como o maracujá, a goiaba e o abacate, não se comparam ao ovo, às carnes e leguminosas.

“Não existe nenhum alimento vegetal que entregue tanta proteína quanto os derivados de animais. Essa é uma comparação que não existe, é um equívoco. A concentração de proteína do maracujá é muito menor do que a do ovo, por exemplo”, esclarece a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva.

Mesmo ainda passando longe dos níveis proteicos de alimentos de origem animal, algumas frutas podem conter uma quantidade de proteína interessante. Por exemplo, 100 g de goiaba têm cerca de 2,5 g de proteína. Já no abacate, na mesma quantidade, há aproximadamente 2 g do nutriente.

Foto colorida de bandeja de ovos - Metrópoles
Ovos têm mais proteína do que as frutas

O maracujá também conta com a presença da proteína, porém a quantidade dependerá de qual parte da fruta será consumida. Mesmo sendo mais ingerida, a polpa é a que menos oferece o nutriente – cada 100 g têm cerca de 1 g de proteína. Já na casca e nas sementes, a quantidade cresce bastante, indo para cinco a oito gramas.

Para garantir o emagrecimento, é necessária 1,5 grama de proteína por quilo de peso, em média. Então, uma pessoa de 80 quilos deve consumir 120 gramas de proteína por dia”, afirma a nutricionista esportiva Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.


Benefícios da farinha do maracujá

Na fruta do maracujá, casca e sementes têm maior quantidade do nutriente – por isso, uma boa opção é usar a farinha de maracujá ou as sementes torradas. Entre as principais vantagens do consumo, estão:

  • Melhora na digestão.
  • Ajuda no emagrecimento.
  • Controla os níveis de colesterol e glicose.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

EUA aprova medicamento que promete reduzir enjoo do movimento; entenda

Os Estados Unidos aprovaram o tradipitante, um novo medicamento para tratar a cinetose (ou enjoo do movimento), condição comum que causa mal-estar, náuseas, tontura...

“Faxina de fim de ano” pode beneficiar sua saúde mental. Entenda

À medida que o ano se aproxima do fim, muita gente sente necessidade de arrumar a casa, armários e gavetas, e se desfazer daquilo...

Família lamenta a morte de Oscar Maroni aos 74 anos: “Deixou história”

A família de Oscar Maroni lamentou a morte do empresário, que morreu nesta quinta-feira (31/12), aos 74 anos. “Oscar viveu intensamente, fiel às suas convicções...