Ao lado de Valdemar, Bolsonaro defende projeto de anistia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender, nesta quarta-feira (12), o projeto de lei que anistia os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Ao lado do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, Bolsonaro disse não ter qualquer relação com os atos que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 2023.

O ex-presidente disse que uma das prioridades da direita neste momento será destravar a tramitação da proposta de anistia aos condenados pelos atos.

“[Uma prioridade é o] Projeto do [Rodrigo] Valadares, para a gente botar para frente o projeto de anistia. Não tem cabimento. Nós temos órfãos de pais vivos. E que tipo de acusação [contra os envolvidos], meu Deus. Mãe acordando sem os seus filhos, condenados a 16, 17 anos de cadeia. É um absurdo o que estão fazendo com essas pessoas”, disse.

“Desde o começo eu falei que a anistia não era pra mim. Se eu estava nos Estados Unidos, eu não depredei patrimônio nenhum. Começa por aí o erro”, continuou.

Revogação de medidas

Na terça-feira (11), o ministro Alexandre de Moraes atendeu aos pedidos da defesa de Valdemar Costa Neto e revogou as medidas cautelares contra o presidente do PL.

Com a decisão, Valdemar agora pode retomar o contato com Jair Bolsonaro e militares, além de recuperar seu passaporte e a permissão para viajar para fora do país. Seus bens apreendidos também serão devolvidos.

Ao pedir a revogação das medidas, a defesa argumentou que o político não foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito da tentativa de golpe de Estado, que mira Bolsonaro e outras 33 pessoas.

“O processo criminal constitucional brasileiro não confere espaço para a subsistência de medidas cautelares quando ausente um procedimento investigativo ou mesmo uma ação penal correlata”, reforçaram os advogados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ao lado de Valdemar, Bolsonaro defende projeto de anistia no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Bahia não tinha dois convocados no mesmo ano desde 1990; relembre

O treinador Carlo Ancelotti realizou a última convocação da Seleção Brasileira de 2025 nesta segunda-feira (3/11). Entre as novidades da lista do italiano, o...

Proteção especial pode deixar Pedro apto a jogar antes de final

O Flamengo trabalha para ter Pedro à disposição na final da Libertadores, que acontecerá no dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. O...

Ancelotti comenta ausência de Neymar e expectativa de volta à Seleção

O técnico Carlo Ancelotti voltou a comentar sobre a situação de Neymar durante o evento de convocação da Seleção Brasileira nesta segunda-feira (3/11). Fora...