Apagão em Cuba: Rede elétrica entra em colapso e milhões ficam sem energia

A rede elétrica nacional de Cuba entrou em colapso nesta sexta-feira (14), disse o Ministério de Energia e Minas do país, levando a apagões generalizados na capital Havana e em toda a nação insular caribenha.

Autoridades do Ministério de Energia disseram que uma subestação elétrica em Havana falhou por volta das 20h15 no horário local, cortando a energia de uma grande faixa do oeste de Cuba, incluindo a capital.

As luzes estavam apagadas em todo o horizonte da orla de Havana, observou uma testemunha da Reuters, com apenas alguns hotéis turísticos dispersos operando com geradores a combustível.

Relatos nas mídias sociais de províncias periféricas a leste e oeste da capital sugeriram que grande parte do país de 10 milhões de pessoas estava sem energia.

A falha na rede segue uma série de apagões em todo o país no final do ano passado.

As falhas contínuas de horas de duração têm sido usuais há meses. A grave escassez de alimentos, remédios e água tornou a vida cada vez mais difícil para muitos cubanos, que nos últimos anos fugiram da ilha em números recordes.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Apagão em Cuba: Rede elétrica entra em colapso e milhões ficam sem energia no site CNN Brasil.

O Enredo do Calote: como em 2020, Bocalom refaz promessas sobre “água pra todos” e mente sobre recursos próprios

O cenário é de "déjà vu", mas com um agravante de mau-caratismo político que desafia a memória do eleitor. O prefeito de Rio Branco,...

Ucraniano recorre após eliminação por homenagem a mortos na guerra

Punição ocorreu na quinta-feira (12/2) por se recusar a trocar o capacete personalizado que exibia imagens de mais de 20 atletas Fonte: Metrópoles

Cruzeiro atualiza quadro de saúde de Kenji após lesão contra Mirassol

O atacante Kaique Kenji sofreu uma grave lesão durante a partida diante do Mirassol; o jogador precisou ser substituído com apoio de muletas Fonte: Metrópoles...