Arte como terapia: médicos suíços prescrevem visitas a museus

Médicos suíços estão expandindo a gama de prescrições para pacientes com problemas de saúde mental e doenças crônicas para incluir passeios em jardins públicos, galerias de arte e museus.

A cidade de Neuchatel, no oeste da Suíça, lançou o projeto-piloto com médicos no mês passado para ajudar moradores em dificuldades e promover a atividade física.

“Para pessoas que às vezes têm dificuldades com sua saúde mental, isso lhes permite esquecer por um momento suas preocupações, suas dores, suas doenças e passar um momento alegre de descoberta”, disse Patricia Lehmann, médica de Neuchâtel que participa do programa, à Reuters.

“Estou convencido de que, quando cuidamos das emoções das pessoas, permitimos que, de alguma forma, elas encontrem um caminho para a cura.”

Quinhentas receitas serão distribuídas para visitas gratuitas a quatro locais, incluindo três museus e o jardim botânico da cidade.

Um deles foi para uma mulher de 26 anos que sofria de esgotamento profissional e que a Reuters conheceu no Museu de Arte e História de Neuchâtel, que tem obras-primas de Claude Monet e Edgar Degas, além de uma coleção de bonecas automatizadas.

“Acho que isso traz um pouco de luz à escuridão”, disse ela, pedindo para permanecer anônima.

Autoridades dizem que a ideia surgiu de um estudo de 2019 da Organização Mundial da Saúde que explorou o papel das artes na promoção da saúde e no tratamento de doenças.

Durante os bloqueios causados ​​pela Covid-19, o fechamento de museus afetou o bem-estar das pessoas, disse Julie Courcier Delafontaine, chefe do departamento de cultura da cidade.

“Aquilo foi um verdadeiro gatilho e estávamos realmente convencidos de que a cultura era essencial para o bem-estar da humanidade”, disse ela.

A iniciativa será testada por um ano e poderá ser expandida para outras atividades, como teatro.

“Gostaríamos muito que esse projeto decolasse e tivesse pacientes suficientes para provar seu valor e que um dia, por que não, o seguro de saúde cobrisse a cultura como uma forma de terapia”, disse Courcier Delafontaine.

Veja também: Brasileira ajuda refugiados por meio de arte e terapia

Fazer terapia pode aumentar sua felicidade? Veja cinco benefícios

Este conteúdo foi originalmente publicado em Arte como terapia: médicos suíços prescrevem visitas a museus no site CNN Brasil.

Galvão reage à classificação do Atlético-MG para a final da Sul-Americana

O narrador Galvão Bueno reagiu à classificação do Atlético-MG à final da Copa Sul-Americana. Na reação, o comunicador citou o atacante Hulk, autor do último gol da...

Rio entra na madrugada com polícia de prontidão contra retaliações do CV

Após um intenso dia de combate contra membros do Comando Vermelho (CV) na Penha e no Alemão, o governo do Rio de Janeiro mantém...

Atlético-MG x Del Valle: os melhores momentos do jogo pela Sul-Americana

O Atlético-MG garantiu a vaga para a decisão da Sul-Americana ao vencer o Independiente del Valle por 3 a 1 na noite desta terça-feira...