Astros de Hollywood pedem proteção contra IA em carta enviada a Trump

Mais de 400 pessoas, entre astros e profissionais ligados à indústria cinematográfica de Hollywood, como Paul McCartney, Cynthia Erivo, e Mark Ruffalo, assinaram uma carta direcionada ao Gabinete de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca. No documento, elas pedem que o governo de Donald Trump não reverta as proteções de direitos autorais.

A carta destaca que empresas a exemplo do Google e OpenAI defendem que seja permitido treinar a inteligência artificial a partir de obras protegidas por direitos autorais. Isso se daria sem permissão ou compensação aos detentores dos materiais.

Em contrapartida, as celebridades destacam em trecho do documento que acreditam “firmemente que a liderança global em IA dos Estados Unidos não deve vir às custas das indústrias criativas essenciais“.

Além disso, argumentam que o acesso irrestrito a todos os dados e informações não apenas ameaçam filmes, livros e música, mas também o trabalho de escritores, editores, fotógrafos, cientistas, e outros profissionais que trabalham com computadores e geram propriedade intelectual.

Leia a carta na íntegra:

“Olá, amigos e desconhecidos. Como vocês devem saber, houve uma recomendação recente feita pela OpenAI e pelo Google ao atual governo dos EUA que está ganhando força para remover toda a proteção legal existente ao redor das leis de proteção de direitos autorais para o treinamento de Inteligência Artificial. Essa reescrita da lei estabelecida em prol do suposto ‘uso justo’ requisitava uma resposta até as 23:59 de sábado [15.mar.2025], então nós enviamos uma carta inicial com os signatários que estavam disponíveis naquele momento. Estamos, agora, aceitando mais assinaturas para uma emenda ao nosso posicionamento inicial. Por favor, sintam-se à vontade para enviar isso para qualquer um que pense que pode engajar na manutenção ética de sua propriedade intelectual. Você pode adicionar o seu nome e de qualquer associação ou sindicato ou descrição de si mesmo que julgar apropriada, mas, por favor, não edite a carta. Obrigado por espalhar isso em uma noite de sábado!

A resposta de Hollywood ao Plano de Ação de Inteligência Artificial do governo e a necessidade de que a lei de direitos autorais seja mantida.

Nós, membros da indústria de entretenimento dos Estados – representando uma gama de cineastas, diretores, produtores, atores, escritores, estúdios, empresas de produção, músicos, compositores, designers de som, figurino e produção, editores, chefes, sindicato, membros da Academia e outros profissionais criativos da indústria – enviamos este posicionamento unificado em resposta ao pedido do governo para imputar o Plano de Ação de IA.

Nós acreditamos veementemente que a liderança global dos EUA em IA não pode acontecer às custas da nossa tão essencial indústria criativa. A indústria de arte e entretenimento dos Estados Unidos emprega mais de 2,3 milhões de pessoas com mais de US$ 229 bilhões em salários anualmente, enquanto fornece a base da democracia aos Estados Unidos, além da influência e poder de conhecimento no mundo. Mas as empresas de IA estão pedindo para minar essa força econômica e cultural enfraquecendo a proteção autoral de filmes, seriados de televisão, obras de arte, textos, músicas e vozes usadas para treinar modelos de IA fundamentais para empresas avaliadas em bilhões de dólares. Não se engane: esse problema vai muito além da indústria de entretenimento, uma vez que o direito de treinar IA com conteúdo protegido por direitos autorais impacta em toda a indústria do conhecimento dos Estados Unidos. Quanto as empresas de tecnologia e IA demandam acesso irrestrito para todos os dados e informações, eles não estão apenas ameaçando filmes, livros e música, mas todo o trabalho de escritores, editores, fotógrafos, cientistas, arquitetos, engenheiros, designer, doutores, desenvolvedores de software e todos os outros profissionais que trabalham com computadores e geram propriedade intelectual. Esses profissionais são fundamentais para como descobrimos, aprendemos e compartilhamos conhecimento como uma sociedade e uma nação. Esse problema não é apenas sobre liderança de IA, economia ou direitos individuais, mas sobre a continuidade dos EUA criando e controlando propriedade intelectual valiosa em todas as áreas”.

Nicolas Cage diz ter “pavor” de inteligência artificial

Este conteúdo foi originalmente publicado em Astros de Hollywood pedem proteção contra IA em carta enviada a Trump no site CNN Brasil.

Corpo de jovem desaparecido é encontrado no Rio Purus, e amigo permanece sumido

Moradores do Seringal Messejana, localizado no Rio Purus, em Santa Rosa do Purus, encontram na manhã desta quinta-feira, 29, o corpo de Francisco Pessoa...

Sena Madureira: Igarapés transbordam e chuva intensas castigam animais e produtores da região

Pelo menos três motocicletas pertencentes a moradores da vila Boca do Caeté, a dois quilômetros do perímetro urbano da cidade de Sena Madureira, amanheceram...

Emendas PIX: o que dizem Eduardo Velloso e Mazinho Serafim, alvos da Polícia Federal

https://youtu.be/qDq23qdz7Jw?si=Js-l9VqTLAp2DL6w   Nota pública O deputado federal Eduardo Velloso informa que tomou conhecimento, nesta quinta-feira (29), da operação deflagrada pela Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da...