Ícone do site O SERINGAL

Bancos e fintechs elogiam lançamento do novo consignado privado

bancos-e-fintechs-elogiam-lancamento-do-novo-consignado-privado

Bancos e fintechs elogiam lançamento do novo consignado privado

Tanto os bancos tradicionais, que já operam o crédito consignado do INSS, quanto as fintechs, que são entrantes nesse mercado, elogiaram o lançamento do programa Crédito do Trabalhador, feito nesta quarta-feira (12/3) pelo governo federal.

O programa amplia a oferta do empréstimo consignado a empregados do regime CLT. Essa modalidade de crédito, existente desde 2003, hoje é mais restrita a servidores públicos e aposentados e pensionistas, que possuem maior garantia para a tomada de crédito.

A contratação de consignado por trabalhadores da iniciativa privada depende de convênios entre as empresas e as instituições financeiras, o que o torna limitador. Além disso, trabalhadores rurais e domésticos e assalariados de Microempreendedores Individuais (MEIs) encontram dificuldades em firmar contratos.


Como vai funcionar


A Associação Brasileira de Bancos (ABBC), que reúne mais de 100 instituições de médio e pequeno portes, considerou que o modelo de crédito consignado para os trabalhadores do setor privado foi aprimorado. Segundo a entidade, o novo modelo está alinhado às discussões realizadas com o sistema financeiro e deverá beneficiar trabalhadores em termos de custo dos empréstimos e melhoria no perfil de endividamento.

“A centralização e simplificação dos processos facilitarão a expansão da oferta de crédito, aumentando a competitividade e reduzindo as taxas de juros”, prosseguiu a entidade.

A ABBC acredita que a medida será um avanço significativo no mercado, ajudando a diminuir o spread (a diferença entre os juros que o banco cobra ao emprestar e a taxa que ele mesmo paga ao captar dinheiro) e a inadimplência. “Com o acesso às informações do eSocial, os bancos poderão avaliar melhor o risco das operações e ampliar o acesso ao crédito para os consumidores”.

Por sua vez, a Zetta, entidade que reúne fintechs como Nubank, Mercado Pago e PicPay, considerou o programa “muito positivo” para ampliar o acesso ao crédito, aumentar a competitividade e reduzir os juros.

Quem tem empréstimo e migrar para consignado privado terá juro menor

“Reforçamos o nosso compromisso com o sucesso do novo programa, e seguiremos contribuindo ativamente para a evolução do modelo e construção de soluções e ferramentas que garantam a plena competição, o amplo acesso, a escalabilidade operacional, a sustentabilidade econômica e a eficiência do novo produto”, completou a representante de instituições financeiras e de pagamentos tecnológicas.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile