Bandeira verde: conta de luz não terá tarifa extra em abril, diz Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (28/3), que a bandeira tarifária de abril será verde. Ou seja, não será cobrada uma taxa extra nas contas de energia elétrica no próximo mês.

“Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanece verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no País. Mesmo com a transição do período chuvoso para o seco, a geração de usinas hidroelétricas, mais barata que a geração térmica, continua em níveis estáveis”, disse a agência.


Sistema de bandeiras tarifárias

  • Lançado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é um mecanismo que indica aos consumidores, mês a mês, a situação da geração de energia no Brasil.
  • Para definir a bandeira tarifária vigente, a Aneel considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
  • Anteriormente, as variações (para mais ou para menos) eram repassadas até um ano depois, no reajuste tarifário seguinte.

Em março, a bandeira vigente também foi verde — o grau mais baixo na estrutura tarifária (veja abaixo). Com essa decisão, a Aneel amplia para cinco meses (dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril) o ciclo sem tarifas extras nas contas de luz.

Sistema de cores das bandeiras tarifárias - Metrópoles



Fonte: Metrópoles

Luxemburgo x Alemanha: saiba onde assistir às Eliminatórias da Copa

Em busca da classificação à Copa do Mundo, a Alemanha visita Luxemburgo, nesta sexta-feira (14/11), pelas Eliminatórias do Mundial de 2026. As seleções se...

Zé Felipe fala pela 1ª vez sobre namoro de Virginia com Vini Jr.

Zé Felipe opinou sobre o namoro da ex-esposa, Virginia Fonseca, com Vini Jr. Em entrevista ao portal LeoDias, o cantor desejou felicidade para a...

Carros dos anos 1980 que ainda valem a pena comprar

Nos anos 1980, o carro era mais do que um meio de transporte: era um símbolo de status, liberdade e conquista. Hoje, enquanto os...