Barroso: Grande problema da regulação da IA é a velocidade da transformação

O presidente do Supremo Tribunal (STF), Luís Roberto Barroso, defendeu, nesta segunda-feira (10), a regulamentação da Inteligência Artificial (IA).

Ao ser homenageado pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), recebendo o Colar de Mérito Prefeito Brigadeiro Faria Lima, o ministro afirmou que a regulação “é imprescindível para proteger direitos humanos”.

No entanto, ele diz ser difícil de montar normas nesse sentido, uma vez que a inteligência artificial está em evolução grande e rápida.

“O grande problema da regulação da Inteligência Artificial é a velocidade da transformação no mundo em que a gente está vivendo. Você regular alguma coisa que, depois de amanhã, não será mais a mesma”, pontuou.

No fim do ano passado, o Senado aprovou, em votação simbólica, a regulamentação da inteligência artificial no país. O texto aguarda análise da Câmara dos Deputados.

Na visão de Barroso, o Congresso ainda “não foi capaz de criar consensos indispensáveis para aprovação dessa regulação”.

Ele avalia que o assunto é complexo, pois mexe também com o direito à liberdade de expressão.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Barroso: Grande problema da regulação da IA é a velocidade da transformação no site CNN Brasil.

Torcida do Real Madrid lembra de Endrick após eliminação; confira

Nesta quarta (14/1), o Real Madrid perdeu para o Albacete, equipe da segunda divisão da Espanha, por 3 x 2 pela Copa do Rei Fonte:...

Thiago Silva estreia pelo Porto com vitória em clássico

O duelo diante do Benfica foi válido pelas quartas de final da Taça de Portugal e contou com o zagueiro de 41 anos em...

Copa Africana: rival do Brasil no Mundial, Marrocos avança à final

Contra a Nigéria, o jogo acabou no 0 x 0, mas quem levou a melhor depois de uma longa prorrogação e a ida para...