BGC Liquidez: fiscal continua expansionista e impacta taxa de juros

A política fiscal expansionista do governo brasileiro continua impactando as taxas de juros, de acordo com Erminio Lucci, CEO da BGC Liquidez.

Em entrevista ao CNN Money, Lucci analisou o cenário econômico atual e as perspectivas para o mercado financeiro.

Segundo o executivo, os dados econômicos recentes, incluindo a produção industrial, refletem o efeito de uma taxa de juros real próxima a 10%.

“O mercado hoje tem uma taxa terminal de Selic de perto de 15% e começando a cair em algum momento no final deste ano, ou no começo do ano que vem”, relembrou Lucci.

Desaceleração econômica e política monetária

Lucci destacou que a desaceleração da economia brasileira é natural diante de uma taxa de juros tão elevada. No entanto, ele ressaltou que a grande questão é como o governo federal tratará o aspecto fiscal daqui para frente.

“Se a gestão atual pública vai continuar ou vai ter uma postura de fiscal mais expandido, como a gente vem observando ao longo dos últimos anos”, pontuou o CEO, mencionando as votações do orçamento e a discussão sobre a isenção do Imposto de Renda (IR) como fatores que podem impactar negativamente o fiscal durante o ano.

Cenário internacional e impactos no Brasil

Sobre o cenário internacional, Lucci comentou o movimento de fuga ao risco observado nos últimos dias, com quedas nos índices das bolsas americanas. Ele alertou que esse movimento pode afetar os indicadores no Brasil, principalmente câmbio e juros.

Quanto às políticas tarifárias dos Estados Unidos, Lucci acredita que o impacto direto no PIB brasileiro seria marginal, focando principalmente em setores como o aço e o etanol.

“Não acho que isso afeta o Brasil no ponto de vista de PIB ou de atividade”, afirmou.

Perspectivas para 2025

Olhando para o futuro, Lucci prevê que o fiscal no Brasil continuará expansionista, especialmente considerando que 2025 é um ano pré-eleitoral.

A equipe econômica da BGC Liquidez projeta uma inflação para 2025 quase 1% acima do consenso do mercado, em torno de 6,9%.

“Se o fiscal continuar expansionista, o mercado pode vir a reprecificar de novo, pode realizar do que ele está fazendo hoje e voltar a subir a curva, voltar a inflar a curva”, concluiu Lucci, indicando que os desafios econômicos do Brasil permanecem significativos nos próximos anos.

Veja os 5 sinais de que as contas públicas do Brasil estão em risco

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em BGC Liquidez: fiscal continua expansionista e impacta taxa de juros no site CNN Brasil.

“Não podia brincar como as outras crianças”, diz jovem com hemofilia

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue e, sem o correto tratamento, pode até ser fatal. Por...

Médicos apontam exames importantes no check-up anual da saúde

O começo do ano costuma ser o momento escolhido por muitas pessoas para retomar os cuidados com a saúde e organizar o check-up. Entretanto,...

Will Smith se pronuncia sobre acusação de assédio sexual

Will Smith se pronunciou após ser acusado de assédio sexual, retaliação e demissão indevida pelo violinista Brian King Joseph, que entrou com uma ação...