Brasil anuncia apoio a chanceler do Suriname para comandar a OEA

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou, nesta terça-feira (4), apoio à candidatura do chanceler do Suriname, Albert Ramdin, para ocupar o comando da Organização dos Estados Americanos (OEA) até 2025.

A eleição para a Secretaria-Geral da OEA vai ocorrer em 10 de março. Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai também anunciaram que seguirão o Brasil no apoio.

Em nota, o Itamaraty destacou a “vasta experiência” de Ramdin, que já foi secretário-geral-adjunto da OEA.

“Essa decisão representa um passo significativo da região na direção da unidade, no atual contexto geopolítico, e também uma oportunidade histórica para o Caribe, que pela primeira vez poderá liderar esse importante espaço de integração hemisférico”, declarou.

Fundada em 1948 e com sede em Washington (EUA), a OEA conta com 35 estados membros, sendo a mais antiga e expressiva organização multilateral das Américas.

Atualmente, a secretaria-geral da organização é ocupada pelo ex-ministro das Relações Exteriores do Uruguai Luiz Almagro, desde 2015.

Além de Ramdin, concorre ao posto o chanceler do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano.

Enquanto o chanceler surinamês recebeu apoio de países cujos governos são de esquerda – além de membros da Comunidade do Caribe (Caricom) -, Lezcano tem angariado endossos pela direita.

O atual governo paraguaio, de Santiago Peña, que lançou seu nome, é de direita. Além disso, Lezcano já conta com o apoio anunciado do Panamá e, nos Estados Unidos, agrada a congressistas republicanos, partido do presidente Donald Trump.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil anuncia apoio a chanceler do Suriname para comandar a OEA no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Homem que deu 60 socos em namorada diz que foi “algemado e agredido pelado”

O ex-jogador de basquete Igor Eduardo Pereira Cabral, preso preventivamente por agredir a namorada com 60 socos em Natal (RN), relatou, em depoimento, agressões...

Homem embriagado de chinelo: como era a prova de 8 km que ele completou

Isaque é paraense e agora se entitula como “corredor” nas redes sociais. Isso porque, no dia 27 de julho, ele completou uma prova de...

Acidente no “Globo da Morte” deixa dois artistas feridos em circo em PE

Dois artistas de circo ficaram feridos após colidirem dentro do “Globo da Morte” durante uma apresentação em um circo, instalado no município de Itapissuma,...