Caixa adia pagamento do saque-aniversário para quem nasceu em março

A Caixa Econômica Federal adiou o pagamento do saque-aniversário de trabalhadores nascidos em março. Em vez de depositar o valor nesta quarta-feira (5/3), primeiro dia útil do mês, o banco público informou que o crédito será realizado entre 13 e 17 de março, ou seja, apenas na próxima semana.

A informação, divulgada pelas redes sociais, não foi acompanhada por uma justificativa para a alteração na data, e causou revolta entre trabalhadores que recebem o valor neste mês. Muitos se queixam de não terem sido devidamente comunicados sobre a mudança, e alegam que o aplicativo indica que o depósito será feito ainda nesta quarta.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CAIXA (@caixa)

A mudança pode ter relação com a liberação extraordinária de valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de quem optou pela modalidade do saque-aniversário e foi demitido. Essa liberação extra começará a cair na conta dos trabalhadores nesta quinta-feira (6/3).


Entenda a liberação extra do saque-aniversário

  • O governo liberou acesso ao saldo retido do FGTS de trabalhadores que optaram pela modalidade de saque-aniversário e foram demitidos entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2025
  • Os valores serão creditados automaticamente na conta cadastrada no FGTS, em duas etapas, para quem tem conta na Caixa. A primeira parte será paga até o limite de R$ 3 mil por conta. Essa fase terá início logo após o Carnaval, em 6 de março.
  • Caso o valor seja superior a R$ 3 mil, o saldo restante será liberado em uma segunda etapa, em 17 de junho.
  • O saque-aniversário permite ao trabalhador sacar parte do saldo do FGTS anualmente, no mês do aniversário dele. Ele também pode antecipar parcelas via empréstimo, oferecendo o saldo como garantia.
  • A regra é que quem opta pelo saque-aniversário, em caso de demissão, só pode retirar o valor referente à multa rescisória, de 40%, sem acesso ao saldo total da conta.
  • Após essa liberação extra, a trava seguirá para os trabalhadores que seguirem na modalidade de março de 2025 em diante.

Procurada pela reportagem, a Caixa informou que a alteração atinge cerca de 3,3 milhões de trabalhadores optantes da modalidade que são nascidos em março. Segundo o banco, não houve alteração na data de pagamento para os demais meses.

“Os trabalhadores que são público-alvo da alteração do calendário e que possuem telefone cadastrado no APP FGTS foram avisados por meio de SMS enviado pela CAIXA, além do post nas redes sociais”, informou o banco.



Fonte: Metrópoles

Embraer projeta reação nas vendas de aviões agrícolas neste ano

A Embraer projeta que o ano de 2025 pode representar o início de um ciclo de retomada firme para sua divisão de aviação agrícola....

Houthis reivindicam lançamento de míssil contra aeroporto de Israel

Os Houthis do Iêmen, grupo rebelde apoiado pelo Irã, reivindicaram a responsabilidade por um míssil lançado contra o aeroporto israelense Ben Gurion no domingo...

Cinco temas sobre gestão que todo empreendedor deve estudar

Há uma máxima no mundo empreendedor de que o sucesso de um negócio depende exclusivamente da vocação de quem o conduz. O tino empreendedor...