Carnaval é ferramenta poderosa contra intolerância religiosa, defende Baba Thales

Para Baba Thales Henrique Melo, o Carnaval vai além da festa: é uma ferramenta no combate à intolerância religiosa. Ao portal LeoDias, o líder espiritual e pai de santo de diversos famosos declarou que a valorização das religiões de matriz africana nos desfiles e blocos ajudou a desconstruir preconceitos e não deve ser diferente na folia de 2025.

Neste ano, mais uma vez, parte das escolas de samba escolheram enredos que exaltam a religiosidade, como Mancha Verde, Vai-Vai e Gaviões da Fiel, que desfilam no Anhembi em São Paulo. Thales destaca que essa forte conexão entre o samba e o sagrado vem da cultura ancestral, já que a dança se originou dentro das comunidades de terreiro.

Veja as fotos

Foto/Instagram
Baba Thales defende que Carnaval é ferramenta contra intolerância religiosaFoto/Instagram
Foto/Instagram
Baba Thales defende que Carnaval é ferramenta contra intolerância religiosaFoto/Instagram
Foto/Instagram/Maiara Bevilaqua
Carnaval é ferramenta contra intolerância religiosaFoto/Instagram/Maiara Bevilaqua

Entre os elementos que conectam as religiões de matriz africana e o Carnaval, Baba destaca a presença e as festas nas ruas. Além disso, o líder espiritual reforça que o samba carrega também a ancestralidade do candomblé com os instrumentos de percussão, sem contar nas histórias, que se entrelaçam com as narrativas dos samba-enredos.

Thales destaca ainda que quando uma escola de samba aborda temas ligados à religião, é uma forma didática de ensinar: “Aos olhos do leigo se torna uma formato leve”, disse o babalorixá, que acredita que a valorização das religiões de matriz africana durante a folia ajuda a combater o preconceito, especialmente com o apoio de figuras públicas..

“As pessoas passam a abrir mais a sua mente para tentar entender o que são as religiões de matriz africana. Então, eu acredito muito que o carnaval ajuda a combater a intolerância religiosa”, o líder religioso afirma que a folia funciona como uma “vitrine que leva as pessoas a despertarem uma curiosidade para um universo vasto”.



Fonte: Portal LEODIAS

Eleição na Bolívia pode encerrar quase 20 anos de governos de esquerda

Mais de 7,5 milhões de bolivianos são esperados nas urnas neste domingo (17) para votar nas eleições presidenciais que podem tirar a esquerda do...

Atlético-MG x Grêmio: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Atlético-MG e Grêmio medem forças neste domingo (17), em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025. O confronto será realizado...

Chapecoense x Paysandu: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Em busca de consolidar sua posição no G-4, a Chapecoense recebe o Paysandu neste domingo (17), às 16h (de Brasília), em partida válida pela...