Carnaval: veja como evitar lesões com dicas de especialistas

O carnaval é um período de agito intenso, com blocos de rua, desfiles e festas prolongadas. Para que curte a folia, é comum ficar mais tempo em pé nesse período e, consequentemente, fazer um esforço físico a mais. No entanto, descuidos pode resultar em lesões musculares, torções e outros problemas de saúde.

Segundo especialistas, a combinação de longas caminhadas, dança e consumo de álcool pode sobrecarregar o corpo, principalmente para quem não tem o hábito de fazer atividade física regularmente. As lesões mais comuns no carnaval são entorses de tornozelo.

“Depois de muitas horas sambando, os pés podem sofrer com fadiga muscular, sobrecarga articular, bolhas, calosidades e até lesões mais graves. As mulheres geralmente gostam de sambar com salto alto, o que não é aconselhável. O sapato deve ser o mais confortável possível, leve e baixinho”, lembra Paulo Frederico de Carvalho, chefe da ortopedia do Hospital NotreCare, da Hapvida NotreDame no Rio de Janeiro.

Superfícies irregulares, muitas vezes molhadas, e locais lotados contribuem para o aumento do risco de quedas. Além disso, a falta de hidratação e uma alimentação adequada podem levar à fadiga, tornando qualquer atividade física ainda mais arriscada.

“O excesso de álcool é um dos principais vilões, pois pode prejudicar nossa percepção de perigo, tornando-nos mais suscetíveis a quedas e acidentes. O acúmulo de pessoas em espaços fechados ou apertados também aumenta os riscos, assim como o uso de calçados inadequados ou desconfortáveis”, acrescenta Sérgio Costa, ortopedista Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Para prevenir cãibras e a fadiga do corpo como um todo é importante cuidar da alimentação e se manter hidratado durante o período de festas.

“Beba bastante água antes, durante e depois da atividade e consuma alimentos ricos em potássio (ex.: banana) para ajudar na prevenção de cãibras”, acrescenta Carvalho.

Além disso, o descanso é fundamente. Segundo os especialistas, é importante evitar fazer atividades de impacto por 24 a 48 horas após longos períodos sambando.

Veja algumas dicas para evitar lesões e aproveitar a festa com segurança:

  • Faça alongamentos antes e depois da folia;
  • Use calçados confortáveis e com amortecimento;
  • Hidrate-se bem e evite excessos de álcool;
  • Respeite os limites do seu corpo e descanse quando necessário;
  • Tenha atenção ao piso que pode estar molhado e escorregadio;
  • Evite carregar mochilas pesadas para reduzir a sobrecarga na coluna;
  • Faça massagem nos pés para melhorar a circulação sanguínea, aliviar pontos de tensão e prevenir cãibras;
  • Faça elevação dos pés: deite-se e eleve os pés acima do nível do coração, apoiando-os em uma almofada ou na parede, por 15 a 20 minutos;
  • Em caso de dor intensa, procure atendimento médico.

Carnaval: veja 5 dicas de looks e acessórios para evitar furtos

Este conteúdo foi originalmente publicado em Carnaval: veja como evitar lesões com dicas de especialistas no site CNN Brasil.

Qualidade do sono é pior entre mulheres pretas e pardas, afirma estudo

Dormir bem ainda é um desafio desigual no Brasil, sobretudo quando o recorte envolve gênero e raça. Os dados do Check-up de Bem-Estar 2025, levantamento...

Zelensky diz que planeja encontro com Trump em breve em meio à negociações

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (26) que planeja se encontrar em breve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...

BBB: conheça ex-participantes que já morreram

Desde a primeira edição do Big Brother Brasil, em 2002, o público acompanhou a vida de mais de 430 brothers e sisters. Enquanto alguns...