Caso de racismo contra Luighi chega à Fifa, e presidente se pronuncia

O caso de racismo contra o jovem jogador Luighi, do Palmeiras, no jogo da Libertadores Sub-20, gerou um pronunciamento do presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Em uma nota publicada pela autoridade máxima do futebol nas redes sociais, Infantino se solidarizou com o atleta e declarou que o “compromisso vai além das palavras”, reafirmando a necessidade de impor medidas rigorosas e reforçar sanções para acabar com o problema.

Leia o texto do presidente da Fifa

Estou profundamente indignado com o abuso racista sofrido pelo jogador Luighi, do time sub-20 do Palmeiras, no Paraguai. É de partir o coração ver um jovem jogador ser levado às lágrimas por um comportamento tão vergonhoso. O futebol deve ser um espaço de respeito, inclusão e união e tudo começa com os jovens e a base.

A Fifa se mantém firme na luta contra o racismo. Nosso compromisso vai além das palavras – continuamos a implementar medidas rigorosas, reforçar as sanções e expandir os programas educacionais para erradicar a discrimnação.

Luighi, nós o apoiamos e temos o compromisso de lutar por um futebol em que todos sejam tratados com o respeito que merecem.

Entenda o caso

O caso aconteceu na vitória do Palmeiras sobre o Cerro Porteño, por 3 a 0, pela Libertadores Sub-20, aos 36 minutos da segunda etapa.

Na saída de campo após ser substituído, Figueiredo foi alvo de um torcedor que imitou um macaco para o jogador brasileiro. Luighi, que também saiu, foi igualmente chamado de macaco pelos torcedores presentes.

O camisa 9 então alertou a arbitragem da partida sobre o ocorrido, mas o árbitro Augusto Menendez ignorou e deixou o jogo seguir normalmente.

Luighi se manifesta

Após a partida no Paraguai, o atacante palmeirense Luighi usou as redes sociais para se manifestar.

“Dói na alma. E é a mesma dor que todos os pretos sentiram ao longo da história, porque as coisas evoluem, mas nunca são 100% resolvidas. O episódio de hoje deixa cicatrizes e precisa ser encarado como é de fato: crime. Até quando? É a pergunta que espero não ser necessária ser feita em algum momento. Por enquanto, seguimos lutando”, publicou o atleta palmeirense no Instagram.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Caso de racismo contra Luighi chega à Fifa, e presidente se pronuncia no site CNN Brasil.

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank celebram férias em tenda cinco estrelas na selva tailandesa

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank decidiram curtir férias bem especiais em um destino de luxo único: o Four Seasons Tented Camp Golden Triangle, localizado...

O retorno triunfal de “O Diabo Veste Prada” começa a ganhar forma

A 20th Century Studios confirmou ontem, 30 de junho de 2025, o início oficial das filmagens da aguardada continuação de “O Diabo Veste Prada”....

Mundial: Saiba quando será o jogo entre Fluminense e Al Hilal

Com a vitória sobre o Manchester City por 4 x 3, o Al-Hilal se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo de...