CBF e CONMEBOL repudiam racismo sofrido por jogador do Palmeiras. Veja

Após racismo sofrido por Luighi, do Palmeiras, na Libertadores sub-20, a CBF e a CONMEBOL, organizadora do evento, se pronunciaram sobre o caso. Um torcedor do Cerro Porteño fez gestos de macaco direcionados ao jogador enquanto segurava uma criança no colo.

Em nota, a CBF afirmou que acionou a Diretoria Jurídica e pedirá rigor nas punições contra atos racistas. A entidade afirma que o protesto será feito ao presidente Alejandro Dominguez e à Comissão Disciplinar da CONMEBOL.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, afirma que pedirá punições enérgicas. “Basta de racistas no futebol”, acrescentou o dirigente.

A CONMEBOL afirma que medidas disciplinares apropriadas serão implementadas. Confira a nota:

“A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área.”

Nota da CBF na íntegra

“A CBF repudia a ofensa racista sofrida pelo atacante Luighi, do Palmeiras, no Paraguai. A entidade já acionou a Diretoria Jurídica e fará uma representação à Conmebol cobrando rigor nas punições. O protesto será feito ao presidente Alejandro Dominguez e à Comissão Disciplinar da entidade que comanda o futebol na América do Sul.

O jogador do Palmeiras foi alvo de uma ofensa racista por parte de um torcedor do Cerro Porteño durante o jogo válido pela Conmebol Libertadores Sub-20, nesta quinta-feira (6), no Paraguai. O time brasileiro venceu o confronto por 3 a 0. Na partida, um torcedor do Cerro Porteño imitou um macaco na direção de Luighi, que protestou. Ele deixou o campo chorando e desabafou em entrevista depois da partida.

‘É chocante assistir cenas como essas. Racismo é crime e deve ser combatido por todos. Sei do tamanho da dor sofrida pelo Luighi. Basta de racistas no futebol. A CBF vai representar na Conmebol pedindo punições enérgicas’, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Ele é o primeiro presidente negro e nordestino a comandar a entidade.

A CBF é a primeira confederação a implementar punição desportiva em seu Regulamento Geral de Competições para casos de racismo”.

O que aconteceu?

Mais um episódio lamentável de racismo no futebol sul-americano. Na noite desta quinta-feira (6/3), dois jogadores do Palmeiras, Luighi e Figueiredo, foram vítimas de ofensas racistas na partida do Alviverde contra o Cerro Porteño na Libertadores sub-20, no Paraguai.

Assista

Protesto

Luighi, atacante do Palmeiras, desabafou. Depois da partida, que terminou com vitória do Alviverde por 3 x 0, o jogador de apenas 18 anos se emocionou e chorou em forte entrevista.

 



Fonte: Metrópoles

Por que o governo Trump está pressionando a Venezuela? Entenda em 5 pontos

Os Estados Unidos têm aumentado a pressão militar na região do Caribe e contra o regime do ditador venezuelano, Nicolás Maduro. Nesta semana, o presidente...

Perseguição termina com cinco presos e um morto na zona Sul do Rio

Cinco suspeitos foram presos durante uma ação da Polícia Militar na madrugada deste domingo (21), na Rua da Passagem, em Botafogo, na zona Sul...

Gramado entra para o Guiness Book com festival de Natal mais longo do mundo

O Natal Luz de Gramado (RS) foi nomeado pelo Guiness Book, o livro dos recordes, como o festival de Natal mais longo do mundo....