Cessar-fogo na Ucrânia: professora explica proposta dos EUA

A Ucrânia aceitou a proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo de 30 dias na guerra contra a Rússia, após oito horas de conversas na Arábia Saudita. A oferta de trégua ainda será apresentada aos russos, colocando a bola no campo de Vladimir Putin.

Segundo Carolina Pavese, professora de Relações Internacionais do Instituto Mauá, a Ucrânia encontra-se em uma posição fragilizada, disposta a aceitar condições impostas pelos Estados Unidos. A especialista destaca que a retirada do apoio militar americano na última semana deixou o país mais vulnerável aos ataques russos.

Concessões e negociações

Pavese explica que a Ucrânia concordou com as condições americanas em troca da retomada da ajuda militar e de um acordo econômico que envolve a cessão de parte de seus minérios para os Estados Unidos. No entanto, a professora ressalta que a Rússia provavelmente imporá suas próprias condições para concordar com o cessar-fogo.

A Rússia não deve estar muito disposta a abrir mão de ter territórios que ela já tem ocupado ao longo desses três anos de guerra na Ucrânia e deve querer a anexação final disso”, afirma Pavese.

Perspectivas e desafios

A especialista alerta que o histórico de acordos de cessar-fogo violados pela Rússia, como os casos da Crimeia em 2014 e da Geórgia em 2008, gera ceticismo quanto ao compromisso russo com uma trégua duradoura.

Pavese enfatiza que um cessar-fogo é apenas uma interrupção temporária do conflito, não uma solução definitiva. Para alcançar a paz, será necessária uma grande negociação entre as partes, com concessões mútuas e um compromisso genuíno com a resolução do conflito.

A professora conclui que o caminho para a paz na Ucrânia passa pela retomada da diplomacia, cooperação internacional e um plano de reconstrução do país, além de uma reavaliação da posição da Rússia nas relações internacionais.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cessar-fogo na Ucrânia: professora explica proposta dos EUA no site CNN Brasil.

Entenda em quatro pontos o depoimento de Freire Gomes, de forma didática

O depoimento de mais de duas horas prestado pelo general Marco Antônio Freire Gomes ao Supremo Tribunal Federal (STF) foi marcado pela advertência do...

Novas regras do EAD: entidade cobra equilíbrio entre qualidade e inclusão

A Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) defendeu critérios de qualidade para o Ensino à Distância (EAD), mas cobra equilíbrio na regulamentação para garantir...

General confirma minuta de golpe, minimiza conteúdo e é cobrado por Moraes

O general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, apresentou pela primeira vez sua versão sobre a trama golpista durante o governo de Jair...