Chá de camomila: especialistas ensinam os benefícios da bebida

Uma das infusões mais populares entre os brasileiros é o chá de camomila. A bebida é feita a partir das flores secas da planta Matricaria chamomilla e entre seus principais benefícios estão a melhora do sono, redução da ansiedade e o alívio de cólicas. Ele ainda pode ajudar na digestão, proteger contra inflamações e até auxiliar no controle do açúcar no sangue.

“A melhor forma de aproveitar ao máximo os benefícios do chá é não adicionar açúcar, pois ele pode interferir nos efeitos calmantes da camomila. O chá deve ser consumido fresco, logo após a preparação”, ensina a nutricionista Daniella Medeiros, que atua no Rio Grande do Norte.

O médico Wandyk Alisson destaca algumas dicas para preparar a bebida. “Na hora de fazer o chá, utilize recipientes de vidro, porcelana ou cerâmica, pois metais podem interferir na composição química da bebida. Além disso, pode-se adicionar mel ou um pouco de leite para suavizar o sabor e potencializar os efeitos relaxantes”, diz o profissional da clínica Eclissée, em Balneário Camboriú.


Compostos bioativos do chá de camomila

  1. Flavonoides (apigenina): têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e calmantes.
  2. Óleos essenciais (bisabolol e camazuleno): são responsáveis pelos efeitos calmantes, analgésicos, anti-inflamatórios e antissépticos do chá.
  3. Minerais: o potássio, cálcio, sódio, magnésio, ferro e zinco também ajudam nas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da bebida.
  4. Cumarinas: contribuem para os efeitos anti-inflamatórios, antiespasmódicos e sedativos da planta.
  5. Ácidos fenólicos: as propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, retardam o envelhecimento precoce e ainda podem prevenir alguns tipos de câncer.

Benefícios do chá de camomila

Redução do estresse

A presença da apigenina ajuda no tratamento da ansiedade, estresse e hiperatividade, pois ela atua no sistema nervoso central e diminui os níveis de cortisol do organismo. “A substância se liga a receptores de GABA, promovendo relaxamento”, explica Alisson.

Melhora do sono

As propriedades calmantes e relaxantes da bebida também auxiliam na melhora do sono.

Mulher loira sentada no chão com a cabeça apoiada nos joelhos. Metrópoles
Chá de camomila pode auxiliar no tratamento da ansiedade

Alívio de cólicas

As propriedades analgésicas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias do chá de camomila diminuem a contração dos músculos, auxiliando no alívio de cólicas menstruais.

Regulação do açúcar no sangue

Um estudo comandado por pesquisadores da Tabriz University of Medical Sciences, no Irã, e publicado na revista científica Complementary Therapies in Medicine indica que o chá de camomila ajuda na redução dos níveis de glicose no sangue.

Ação anti-inflamatória e antioxidante

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da bebida auxiliam na recuperação muscular e na saúde da pele. Em casos de gripes e resfriados, a ação anti-inflamatória pode ajudar a diminuir sintomas comuns, como tosse, rouquidão e congestão nasal.

Veja como preparar a bebida

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres de chá de flores secas de camomila;
  • 1 xícara de água (aproximadamente 200 ml).

Modo de preparo

Ferva a água e, após levantar fervura, a despeje sobre as flores secas. Tampe a xícara e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Depois, coe e beba.

Contraindicações do chá de camomila

Mesmo com tantas vantagens, algumas pessoas devem tomar cuidado ao consumir o chá de camomila. Por exemplo, mulheres grávidas precisam ter cautela, pois grandes quantidades podem ser prejudiciais à gestação, gerando o risco de aborto espontâneo. A bebida também pode interagir com medicamentos, como anticoagulantes, e sobrecarregar o fígado em casos de doenças hepáticas.

“Pessoas alérgicas a outras plantas dessa família (como crisântemos, margaridas, arnica e ambrosia) podem ter reações alérgicas ao chá de camomila. Antes de usar qualquer planta medicinal regularmente, sempre é recomendável consultar um profissional de saude”, alerta Daniella.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Daimistas, católicos e evangélicos se reencontram em adeus emocionante a Gabriel, na sede da UDV

O biomédico Gabriel Barros, de 26 anos, vítima fatal de um grave acidente de trânsito em Rio Branco, nesta terça-feira, teve um funeral inesperado....

Rio Branco: presa a quadrilha que recrutava jovens hackers, aplicava “golpe do PIX” contra idosos e lucrava R$ 250 mil ao mês

Treze pessoas foram presas em flagrante nesta quarta-feira, acusadas por formação de quadrilha, durante operação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime...

Barraco na Web: grávida, influencer do Acre expõe vida sexual do ex com outros homens. “Sou doida”

"Eu sou doida. Vou sujar teu nome de todas as formas". A declaração é de uma jovem que diz estar grávida e abandonada pelo...