Chá de maçã: saiba benefícios e como preparar a bebida

Rica em fibras, antioxidantes e vitaminas, a maçã oferece diversos benefícios à saúde. Além de ser consumida in natura, uma forma saborosa de aproveitar seus nutrientes é por meio do chá.

A nutricionista esportiva Letícia Lenzi, da clínica Éclisée, em Balneário Camboriú (SC), explica que tanto a polpa quanto a casca da maçã são fontes de vitamina C e sais minerais. O cálcio, potássio e magnésio, por exemplo, podem ajudar no alívio do refluxo ácido.

“A casca também é rica em quercetina, um antioxidante que auxilia na redução de inflamações”, acrescenta. Por conta dessas propriedades, o chá de casca de maçã é uma forma saudável e reconfortante de consumir a fruta, especialmente em dias frios.

Outro ponto importante é que a casca da maçã contém a maior concentração de fibras, incluindo a pectina, um tipo que age como prebiótico, favorecendo o funcionamento intestinal. “As fibras presentes nela formam um gel que protege a mucosa gástrica, aliviando sintomas de gastrite. Depois de preparar o chá, não descarte a casca. Comê-la potencializa os efeitos para o intestino”, sugere Letícia.

A quercetina, encontrada na casca, também desempenha um papel importante na regulação do sistema imunológico. Ela contribui para o fortalecimento das defesas do organismo, protegendo contra gripes e resfriados.

Como preparar a bebida?

Para preservar os compostos benéficos da maçã, como polifenóis e vitamina C, a nutricionista Thays Pomini, de São Paulo, recomenda manter a casca durante o preparo.

Ingredientes:

  • 1 maçã em fatias
  • 500 ml de água

Modo de preparo:
Lave bem a fruta e corte-a em fatias finas. Coloque as fatias em uma panela com 500 ml de água filtrada e leve ao fogo médio até ferver por cerca de cinco minutos. Em seguida, reduza o fogo e deixe a infusão por mais 10 a 15 minutos. Deixe o chá descansar por cinco minutos antes de coar e servi-lo morno ou frio, conforme sua preferência.

“Evite ferver por muito tempo, pois isso pode degradar alguns nutrientes sensíveis ao calor”, alerta Thays.


Benefícios do chá de maçã

  • O chá de maçã é rico em polifenóis, como quercetina e catequinas, que combatem o estresse oxidativo e retardam o envelhecimento celular.
  • Os flavonoides auxiliam na saúde do coração, ajudando a reduzir o colesterol LDL e a pressão arterial.
  • A pectina presente na infusão age como prebiótico, promovendo um intestino mais saudável e prevenindo a constipação.
  • Os polifenóis do chá podem contribuir para o controle glicêmico, regulando os níveis de açúcar no sangue e melhorando a sensibilidade à insulina.
  • Fonte natural de vitamina C, o chá de maçã fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater infecções.

4 imagens

A maçã é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, contribuindo para prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer ao longo do dia

As maças são aliadas ao emagrecimento e têm sutis diferenças nutricionais
Incluir a maçã na rotina traz diversos benefícios à saúde
1 de 4

Duas maçãs por dia abaixam o colesterol e ajudam o coração, diz estudo

Getty Images

2 de 4

A maçã é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, contribuindo para prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer ao longo do dia

Getty Images

3 de 4

As maças são aliadas ao emagrecimento e têm sutis diferenças nutricionais

Pexels

4 de 4

Incluir a maçã na rotina traz diversos benefícios à saúde

Saúde em Dia/ Reprodução

Há contraindicações de consumo?

Embora o chá de maçã seja seguro para a maioria das pessoas, ele deve ser consumido com cautela em algumas situações. “Indivíduos alérgicos à maçã ou a outras frutas da família Rosaceae (como pêssegos, cerejas e amoras) devem evitar a infusão para não desencadear reações adversas”, alerta Thays Pomini.

Pessoas com problemas renais também devem ter atenção, pois a maçã contém oxalatos, substâncias que podem favorecer a formação de cálculos renais. “Quem tem sensibilidade gastrointestinal pode sentir desconforto devido ao alto teor de fibras e ácidos naturais da fruta”, explica.

Gestantes e lactantes devem consultar um profissional de saúde antes de consumir o chá, especialmente se ele for combinado com outras ervas. O chá também pode interagir com medicamentos anticoagulantes ou para controle do diabetes, por isso, é importante buscar orientação médica.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Bilionários dos EUA minimizaram perdas ao venderem ações antes do tarifaço

Muitos dos líderes empresariais mais ricos dos EUA perderam milhões, se não bilhões, de dólares em patrimônio líquido desde o início do ano, à...

Juristas: Código Penal não tem regra específica para intimar internados

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi citado judicialmente, na quarta-feira (23), enquanto segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em...

STF retoma nesta sexta julgamento de mulher que escreveu em estátua

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta sexta-feira (25), o julgamento de Débora Rodrigues dos Santos, mulher que escreveu “Perdeu, mané” na estátua “A...