Chaves Pix do tipo e-mail não poderão mudar de dono, determina BC

O Banco Central (BC) publicou, nesta quinta-feira (6/3), alterações nas regras do Pix. Segundo normativo, não será mais possível trocar a titularidade de chaves Pix do tipo e-mail. Tal medida não vale para chaves do tipo número de celular.

Segundo o BC, as chaves do tipo celular continuam a ter acesso a essa funcionalidade para permitir que números de celular pré-pago — que podem mudar de dono — também possam mudar a titularidade quando registradas como chave Pix.

O normativo ainda proibiu a alteração de informações vinculadas a chaves aleatórias e a reivindicação de posse de chaves do tipo e-mail. A partir de agora, não será mais possível modificar qualquer informação vinculada a esses tipos de chaves.

Segundo o BC, o usuário deverá excluir a chave aleatória e criar uma nova.

Chaves Pix de CPFs e CNPJs irregulares serão excluídas

Mais cedo, a autoridade monetária determinou que as instituições financeiras e de pagamentos deverão “excluir chaves de pessoas e de empresas cuja situação não esteja regular”.

Dessa forma, não poderão ter chaves Pix registradas na base de dados do BC:

  • CPFs com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula”.
  • CNPJs com situação cadastral “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula”.

O BC afirmou que “as medidas aprovadas não irão mudar em nada a forma como as pessoas e as empresas fazem ou recebem Pix”. Conforme a autoridade monetária, tratam-se de medidas operacionais para combater as fraudes no Pix.

Para o Banco Central, ao implementar essas novas medidas, será mais difícil para os golpistas manterem chaves Pix com nomes diferentes daqueles armazenados nas bases da Receita Federal.



Fonte: Metrópoles

Taylor Swift lançará videoclipe de “Opalite” nesta sexta-feira (6)

A cantora Taylor Swift anunciou na noite de quarta-feira (4) que mais uma faixa de “The Life of a Showgirl” ganhará um videoclipe oficial....

Governador do AC diz que PF apreendeu dispositivos e dinheiro em sua casa

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), disse nesta quinta-feira (5), que a PF (Polícia Federal) apreendeu dispositivos eletrônicos e uma quantia de dinheiro...

Documentário “Apolo” terá première internacional no SXSW 2026

O documentário brasileiro “Apolo”, dirigido por Tainá Müller e Isis Broken, acaba de ser anunciado na seleção oficial do South by Southwest (SXSW) 2026, que...