Cheia dos rios: Gladson e Mailza antecipam a ministro pedido de ajuda humanitária às famílias acreana

O governador Gladson Cameli e sua vice, Mailza Assis, pediram ajuda humanitária às famílias acreanas que venham a ser afetadas pela cheia dos rios. Mailza Assis, secretária de Assistência Social, comunicou a situação de emergência decretada há alguns dias, após o transbordamento dos mananciais em Rio Branco, no Juruá e Alto Acre.

O pedido foi oficializado em audiência com o ministro Valdez Goes (Integração e Desenvolvimento Regional), nesta quinta-feira.

Governador e vice se antecipam ao protocolo comum quando há enchentes de grandes proporções gigantescas – uma realidade considerada pela Defesa Civil que prevê chuvas nestas regiões por todo o mês de março.

“Nossa vinda a Brasília é para mostrar a situação que estamos enfrentando no Acre e pedir ajuda do governo federal, que sempre tem sido um grande parceiro em momentos difíceis. No ano passado passamos por uma grande cheia e, caso isso venha a se repetir, queremos estar prontos para atender à população com dignidade”, afirmou o governador.

A vice-governadora explicou ao ministro Waldez Góes que no último dia 10 de março o Estado decretou situação de emergência em razão da elevação do nível dos principais rios do Acre. A medida tem validade de 180 dias.

“Essa é uma ação necessária e muito importante para darmos uma resposta rápida no atendimento às pessoas. Temos dado todo o apoio, e destaco nossa atuação em relação às famílias de indígenas desabrigados pela cheia do Rio Acre. Elas estão sendo acolhidas da melhor maneira possível”, declarou Mailza.

Historicamente, as maiores enchentes já registradas no estado aconteceram em março. Desde o início desta semana, o nível do Rio Acre, na capital, está acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros. Algumas famílias estão desabrigadas. A subida dos rios vem sendo monitorada com bastante atenção pelo governo do Estado.

Conhecedor da realidade acreana, Góes lembrou das vezes que visitou o estado no período de cheia dos rios e reafirmou o compromisso do governo federal no atendimento aos pedidos apresentados durante o encontro. “Estamos sempre à disposição e, caso seja necessário, vamos trabalhar no socorro a quem mais precisa”, pontuou.

A reunião também contou com a presença do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Saiba quais são as superstições populares de Ano Novo mais buscadas na web

Com a virada do ano chegando, a CNN Brasil fez um levantamento na plataforma Google Trends para revelar as superstições populares mais buscadas na web,...

Confira 8 fotos que marcaram o entretenimento brasileiro em 2025

A Getty Images, referência global em criação e comercialização de conteúdo visual, compartilhou oito fotos que marcaram o entretenimento brasileiro em 2025. De Los...

Espanyol proíbe itens do Barcelona em dérbi pela LaLiga; entenda motivo

O Espanyol proibiu torcedores do Barcelona de usarem a camisa do clube e reforçou a segurança antes do dérbi catalão que acontece no próximo...