Clima de Copa do Mundo: conheça jogador de futebol que venceu o Oscar

Na torcida por um Oscar para “Ainda estou aqui”, filme estrelado por Fernanda Torres, o Brasil entrou em clima de Copa do Mundo. Esta foi apenas uma das ocasiões em que o mundo do futebol e do cinema andaram lado a lado. Uma delas foi com Breno Mello, ex-jogador que atuava como meio-campo, com passagens por Corinthians, Santos e Fluminense, que terminou a carreira como astro de cinema.

No ano de 1959, quando vestia a camisa do Fluminense, Breno recebeu um convite para estrelar Orfeu Negro, dirigido pelo cineasta francês Marcel Camus. O filme levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1960 e outros prêmios, como a Palma de Ouro em Cannes, em 1959, e o Globo de Ouro.

3 imagens

Orfeu Negro levou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960

Além de Orfeu Negro, Breno também fez Os Vencidos, Rata de puerto, O Santo Módico e O Negrinho do Pastoreio
1 de 3

Breno Mello trocou o Fluminense pelo cinema

Reprodução

2 de 3

Orfeu Negro levou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960

Reprodução

3 de 3

Além de Orfeu Negro, Breno também fez Os Vencidos, Rata de puerto, O Santo Módico e O Negrinho do Pastoreio

Para estrelar o filme, o jogador precisou vencer 300 concorrentes. Breno Mello contracenou com a estrela estadunidense Marpessa Dawn, que faz o papel de Eurídice.

Carreira no futebol

Nos gramados, Breno começou a carreira atuando pelo São José, de Porto Alegre. Ao conquistar destaque, foi vestir a camisa do Renner, clube onde teve grande sucesso e se tornou Campeão Gaúcho de 1954 e do Campeonato Citadino.

Em 1957, Breno Mello foi jogar no Corinthians, onde atuou por apenas um ano. Pelo Timão, o atleta jogou quatro partidas e anotou dois gols.

Ainda em 57, foi a vez do jogador vestir a camisa do Santos. No entanto a passagem de Mello pelo Alvinegro Praiano foi rápida, contabilizando duas bolas na rede em seis jogos.

No ano de 1958 o jogadorn chegou ao Fluminense, mas não teve sucesso. Breno ainda defendeu o Água Verde, em 1964, mas voltou para o Rio Grande do Sul para encerrar a carreira no Novo Hamburgo.

Orfeu negro

Baseado na peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, o filme levou a lenda grega de Orfeu e Eurídice para uma favela na cidade do Rio de Janeiro. Breno Mello interpretou o protagonista da trama.

Apesar de ser estrelado por um brasileiro e ambientado no Rio de Janeiro, o filme foi considerado como uma produção francesa devido à nacionalidade do diretor do longa.



Fonte: Metrópoles

Gabriel Galípolo sinaliza que BC manterá juros altos por tempo prolongado

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta segunda-feira (19) que ainda é cedo para falar em qualquer mudança na taxa básica de...

Hugo: Câmara não vai tramitar pacote antifraude no INSS “a toque de caixa”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que, apesar de planejar pautar urgência para o tema, a Casa não deve se...

Waack: Projeto eleitoral de Lula manterá juros elevados

Pode ser óbvio, mas ainda assim é duro de ouvir. O presidente do Banco Central disse hoje que nem está perto de discutir quando...