Colapso no abastecimento de água em Rio Branco se repete 1 ano após emergência e promessas não cumpridas

No dia 5 de março do ano passado as bombas de captação da ETA II foram lançadas fora de seu eixo pela correnteza do Rio Acre (reveja abaixo). O tratamento e distribuição foram afetados, deixando quase a totalidade dos bairros da capital sem água. Nesta terça-feira, um ano depois, a situação se repete. A estação apresentou uma entrada de ar muito consistente em uma das bombas, mobilizando equipes técnicas para resolver o problema, informou o Saeb. Não há previsão para restabelecer o serviço. Pra piorar, a ETA I foi atingida por balseiros por volta 3:30 desta madrugada e fora de operação também.

Toda a estrutura parou, e 100% dos bairros ficou sem água tratada.

A gestão Bocalom havia prometido “remediar”, garantindo, naquela época (antevésperas das eleições), que o transtorno não se repetiria.

Água II (ETA II), que fornece 60% da água tratada da capital do Acre. A estação está ameaçada pela erosão na área onde foi construída.

Em julho de 2024, Bocalom foi a Brasília após o governo federal reconhecer uma emergência causada erosão de uma das margens do Rio Acre que afetou a ETT II.  “Com esse decreto na mão, a gente vai buscar o reconhecimento nacional. Se a gente conseguir recurso federal, claro que a gente deixa de gastar o nosso aqui do município. Mas se a gente não tiver recurso federal, tenha certeza de uma coisa: a prefeitura vai continuar gastando o que for necessário para não deixar colapsar o sistema de água”, afirmou o o prefeito na época.

Nesta quinta, o prefeito foi à imprensa pedir que a população economize água, e evitou comentar as medidas que teria tomado nos últimos meses.

Nem mesmo uma balsa nova é suficiente para corrigir erros de gestão e a tanta demora para adquirir equipamentos mais modernos.

“Precisamos que cada um nós economize água, e repasse esta informação, para toda a população que colabore na economia de água”, diz o presidente da autarquia, Enoque Pereira de Lima.

Bocalom promete “boas notícias” para esta sexta-feira.

Será mais uma promessa não cumprida?

A conferir !

Parou tudo na ETA 2: bombas são arrastadas pela correnteza e vários bairros ficam sem água na capital; Saerb faz alerta

Bolsonaro mantém força política e pode impulsionar candidato, diz sociólogo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que começou a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses na ação penal da trama golpista, continua a exercer um...

Saiba quem será o novo romance de Juquinha em “Três Graças”

A policial Juquinha, vivida por Gabriela Medvedovsky, terá um novo enredo em “Três Graças”, ao conhecer Lorena (Alanis Guillen). A estagiária da polícia e a...

Atlético-MG se manifesta sobre faixas de protesto na Arena MRV

O Atlético se manifestou sobre faixas afixadas na madrugada deste sábado (29) na Arena MRV, estádio alvinegro em Belo Horizonte. O protesto tinha dizeres contra integrantes...