Colapso no abastecimento de água em Rio Branco se repete 1 ano após emergência e promessas não cumpridas

No dia 5 de março do ano passado as bombas de captação da ETA II foram lançadas fora de seu eixo pela correnteza do Rio Acre (reveja abaixo). O tratamento e distribuição foram afetados, deixando quase a totalidade dos bairros da capital sem água. Nesta terça-feira, um ano depois, a situação se repete. A estação apresentou uma entrada de ar muito consistente em uma das bombas, mobilizando equipes técnicas para resolver o problema, informou o Saeb. Não há previsão para restabelecer o serviço. Pra piorar, a ETA I foi atingida por balseiros por volta 3:30 desta madrugada e fora de operação também.

Toda a estrutura parou, e 100% dos bairros ficou sem água tratada.

A gestão Bocalom havia prometido “remediar”, garantindo, naquela época (antevésperas das eleições), que o transtorno não se repetiria.

Água II (ETA II), que fornece 60% da água tratada da capital do Acre. A estação está ameaçada pela erosão na área onde foi construída.

Em julho de 2024, Bocalom foi a Brasília após o governo federal reconhecer uma emergência causada erosão de uma das margens do Rio Acre que afetou a ETT II.  “Com esse decreto na mão, a gente vai buscar o reconhecimento nacional. Se a gente conseguir recurso federal, claro que a gente deixa de gastar o nosso aqui do município. Mas se a gente não tiver recurso federal, tenha certeza de uma coisa: a prefeitura vai continuar gastando o que for necessário para não deixar colapsar o sistema de água”, afirmou o o prefeito na época.

Nesta quinta, o prefeito foi à imprensa pedir que a população economize água, e evitou comentar as medidas que teria tomado nos últimos meses.

Nem mesmo uma balsa nova é suficiente para corrigir erros de gestão e a tanta demora para adquirir equipamentos mais modernos.

“Precisamos que cada um nós economize água, e repasse esta informação, para toda a população que colabore na economia de água”, diz o presidente da autarquia, Enoque Pereira de Lima.

Bocalom promete “boas notícias” para esta sexta-feira.

Será mais uma promessa não cumprida?

A conferir !

Parou tudo na ETA 2: bombas são arrastadas pela correnteza e vários bairros ficam sem água na capital; Saerb faz alerta

Com CPI do INSS, oposição mantém pressão contra governo Lula mesmo sem Lupi

O escândalo das fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) derrubou o ministro da Previdência, Carlos Lupi, na sexta-feira (2). Mesmo assim, a...

Fofura perigosa: 28 pessoas são internadas após acariciarem cordeiros

Autoridades de saúde do País de Gales, no Reino Unido, confirmaram que 28 pessoas foram hospitalizadas com uma infecção intestinal após participarem de um...

Quanto tempo leva para começar a ver os resultados da academia?

Começar na academia é um passo importante para quem busca mais saúde e bem-estar, mas a empolgação do início, geralmente, vem acompanhada de ansiedade...