Com redução de 72%, desmatamento no Pará tem maior queda já registrada

O Pará registrou uma redução histórica nos alertas de desmatamento em fevereiro de 2025, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A área sob alerta foi de 15 km², uma queda de 72% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 54 km².

Essa diminuição de 38 km² representa o menor índice já registrado desde o início do monitoramento, em 2019.

O governador Helder Barbalho destacou que o resultado é fruto das estratégias de fiscalização e preservação ambiental adotadas pelo estado.

Quando o Estado prioriza uma política séria de comando e controle, de desenvolvimento sustentável e de mudança no uso do solo, o resultado vem.


governador Helder Barbalho

Amazônia Legal também registra queda no desmatamento

A redução dos alertas de desmatamento também foi observada na Amazônia Legal.

Em fevereiro, a área sob alerta caiu para 81 km², uma queda de 64% em relação ao mesmo período de 2024, quando o índice foi de 227 km². Isso significa uma redução de 146 km².

Além disso, o Pará diminuiu sua participação no desmatamento da Amazônia Legal, passando de 24% em 2024 para 19% neste ano.

Municípios críticos também apresentam melhora

Nos municípios listados no Decreto nº 2.887, que declara Estado de Emergência Ambiental, os alertas de desmatamento também caíram.

Em fevereiro de 2025, foram registrados 9,05 km² de área sob alerta, uma queda de 53% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O monitoramento do desmatamento no estado é feito pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Inpe.

A ferramenta auxilia a fiscalização ao mapear áreas devastadas e identificar tanto desmatamentos completos quanto degradações florestais causadas por extração ilegal de madeira e queimadas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Com redução de 72%, desmatamento no Pará tem maior queda já registrada no site CNN Brasil.

Preço do azeite cai pelo 10º mês consecutivo em novembro nos supermercados

O preço do azeite recuou em 0,37% em novembro, marcando o décimo mês seguido de queda, segundo o IPS (Índice de Preços dos Supermercados),...

Irmã de Gracyanne fala sobre sua relação com Belo: “Carinho de pai”

A ex-BBB Giovanna Jacobina, 27, falou sobre sua relação com o cantor Belo, 51, após o término do casamento com sua irmã, a influenciadora...

Veja quais são as maiores árvores de Natal do Brasil

Em todo território nacional, diversas cidades instalam enormes árvores de Natal que se transformam em verdadeiros atrativos turísticos, chamando a atenção de residentes e...