Confira 3 receitas de chás para ter mais disposição no Carnaval

O Carnaval é um período de festa, dança e animação, mas a maratona de blocos e eventos pode ser exaustiva. Algumas opções de chás naturais podem ser grandes aliadas para manter o fôlego e aproveitar todos os dias com energia.

Ricos em compostos estimulantes e antioxidantes, essas bebidas ajudam a reduzir a fadiga, aumentar o foco e melhorar a circulação sanguínea.

Segundo a nutricionista Natália Garcia, que atende em São Paulo, algumas ervas e especiarias possuem compostos bioativos que estimulam o sistema nervoso e otimizam o metabolismo.

“A cafeína e a teobromina, presentes no chá verde, mate e guaraná, ajudam a aumentar a atenção e reduzir o cansaço. Já ingredientes como gengibre e canela têm efeito termogênico, acelerando o metabolismo e fornecendo mais energia ao corpo”, explica.

Veja três chás para aumentar a disposição para o Carnaval

Se a ideia é ter mais energia de forma natural, algumas combinações podem fazer toda a diferença. Confira:

Chá verde com gengibre

Rico em cafeína e antioxidantes, o chá verde melhora o foco e combate o cansaço sem causar o efeito rebote do café. O gengibre, por sua vez, estimula a circulação sanguínea e possui efeito termogênico, ajudando a manter a disposição ao longo do dia.

Xícara de chá verde com limão, gengibre sob uma mesa de madeira. Metrópoles
O chá verde possui ação termogênica, que é potencializada graças às propriedades digestivas do gengibre. A bebida pode ser tomada quente ou gelada

Chá mate com limão

Com uma boa dose de cafeína, a erva-mate melhora a concentração e mantém a energia de forma equilibrada. “O limão potencializa a ação antioxidante e dá um efeito revigorante para o corpo e a mente, além de ser refrescante”, diz Natália.

Chá de guaraná

Considerado uma das maiores fontes naturais de cafeína, o guaraná ajuda a reduzir a fadiga e aumentar a disposição. Ideal para quem precisa de um estímulo extra durante o dia.

Atenção às contraindicações

Apesar dos benefícios, alguns desses chás devem ser consumidos com moderação, especialmente por pessoas com condições de saúde específicas. A cafeína pode elevar a pressão arterial e causar irritação no estômago, sendo contraindicada para quem tem hipertensão, gastrite ou refluxo.

“Pessoas com insônia ou ansiedade devem evitar o consumo excessivo, pois a cafeína pode aumentar a agitação e as palpitações”, alerta Natália.

O chá de gengibre, por sua vez, pode ser agressivo para quem tem problemas gastrointestinais severos. Já gestantes e lactantes devem consultar um profissional antes de consumir qualquer chá estimulante.

Além disso, a nutricionista Bruna Salgado ressalta que o excesso dessas bebidas pode interferir na absorção de nutrientes e até levar ao ganho de peso se forem adoçadas.

“O ideal é ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e cuidar da qualidade do sono para não depender tanto de estimulantes”, pontuou Salgado em entrevista anterior ao Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Leandro Lima, no ar em ‘Vale Tudo’, emenda papel em ‘Três Graças’

Leandro Lima segue em alta na dramaturgia. Enquanto interpreta Walter em “Vale Tudo”, ele já se prepara para dar vida a Herculano em “Três...

Nova paixão? Whindersson Nunes surge com jovem empresária

Uma imagem movimentou os fãs de Whindersson Nunes nesta quarta-feira, 16 de julho. O humorista apareceu ao lado de uma jovem chamada Larissa, e...

Cauã Reymond exibe tanquinho sarado em badalada praia do Rio; veja fotos

Acompanhado da filha Sofia Massafera, Cauã Reymond foi flagrado se exercitando na praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro,...