Confira 3 receitas de chás para ter mais disposição no Carnaval

O Carnaval é um período de festa, dança e animação, mas a maratona de blocos e eventos pode ser exaustiva. Algumas opções de chás naturais podem ser grandes aliadas para manter o fôlego e aproveitar todos os dias com energia.

Ricos em compostos estimulantes e antioxidantes, essas bebidas ajudam a reduzir a fadiga, aumentar o foco e melhorar a circulação sanguínea.

Segundo a nutricionista Natália Garcia, que atende em São Paulo, algumas ervas e especiarias possuem compostos bioativos que estimulam o sistema nervoso e otimizam o metabolismo.

“A cafeína e a teobromina, presentes no chá verde, mate e guaraná, ajudam a aumentar a atenção e reduzir o cansaço. Já ingredientes como gengibre e canela têm efeito termogênico, acelerando o metabolismo e fornecendo mais energia ao corpo”, explica.

Veja três chás para aumentar a disposição para o Carnaval

Se a ideia é ter mais energia de forma natural, algumas combinações podem fazer toda a diferença. Confira:

Chá verde com gengibre

Rico em cafeína e antioxidantes, o chá verde melhora o foco e combate o cansaço sem causar o efeito rebote do café. O gengibre, por sua vez, estimula a circulação sanguínea e possui efeito termogênico, ajudando a manter a disposição ao longo do dia.

Xícara de chá verde com limão, gengibre sob uma mesa de madeira. Metrópoles
O chá verde possui ação termogênica, que é potencializada graças às propriedades digestivas do gengibre. A bebida pode ser tomada quente ou gelada

Chá mate com limão

Com uma boa dose de cafeína, a erva-mate melhora a concentração e mantém a energia de forma equilibrada. “O limão potencializa a ação antioxidante e dá um efeito revigorante para o corpo e a mente, além de ser refrescante”, diz Natália.

Chá de guaraná

Considerado uma das maiores fontes naturais de cafeína, o guaraná ajuda a reduzir a fadiga e aumentar a disposição. Ideal para quem precisa de um estímulo extra durante o dia.

Atenção às contraindicações

Apesar dos benefícios, alguns desses chás devem ser consumidos com moderação, especialmente por pessoas com condições de saúde específicas. A cafeína pode elevar a pressão arterial e causar irritação no estômago, sendo contraindicada para quem tem hipertensão, gastrite ou refluxo.

“Pessoas com insônia ou ansiedade devem evitar o consumo excessivo, pois a cafeína pode aumentar a agitação e as palpitações”, alerta Natália.

O chá de gengibre, por sua vez, pode ser agressivo para quem tem problemas gastrointestinais severos. Já gestantes e lactantes devem consultar um profissional antes de consumir qualquer chá estimulante.

Além disso, a nutricionista Bruna Salgado ressalta que o excesso dessas bebidas pode interferir na absorção de nutrientes e até levar ao ganho de peso se forem adoçadas.

“O ideal é ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e cuidar da qualidade do sono para não depender tanto de estimulantes”, pontuou Salgado em entrevista anterior ao Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Caso Yara Paulino: Ex-marido, ex-cunhado e líder de facção têm audiência de custódia nesta quarta-feira

Os oito presos acusados pela morte da jovem Yara Paulino da Silva, de 28 anos, vão passar por audiência de custódia nesta quarta-feira, 30,...

Gladson manda Nicolau e Bocalom ficarem quietos e reafirma Mailza Assis única candidata ao Governo do Acre

Ficou explícita até demais - e constrangedora - a aparição forçada do deputado Nicolau Júnior e do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sempre...

“Faz um Pix aí, vovô”: Lupi defende fim de descontos em aposentadorias

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, defendeu na terça-feira (29) o fim dos descontos automáticos destinados a entidades e associações nas folhas de...