Confira o guia completo do Campeonato Brasileiro 2025

A espera acabou e o Campeonato Brasileiro está de volta. A partir deste sábado (29/3), a principal competição do calendário nacional começa com 20 clubes que, até o final do ano, lutarão pelo título, vagas nas Libertadores, Sul-Americana e contra o rebaixamento.

No ano passado, o Botafogo encerrou o jejum de 29 anos e conquistou o título do Brasileirão. Palmeiras, Flamengo e Fortaleza fecharam o G4 do torneio, que deu mais vagas que o habitual para Libertadores, já que o Fogão também conquistou o torneio continental, além do Mengão ter vencido a Copa do Brasil e terminado a disputa entre as quatro primeiras posições.

10 imagens

Bahia

Botafogo
Red Bull Bragantino
Ceará
Corinthians
1 de 10

Comemoração dos atacantes em vitória do Galo

Pedro Souza / Atlético

2 de 10

Bahia

Rafael Rodrigues/EC Bahia

3 de 10

Botafogo

Vítor Silva/Botafogo

4 de 10

Red Bull Bragantino

Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

5 de 10

Ceará

Stephan Eilert / Ceará SC

6 de 10

Corinthians

Adalberto Marques DiaEsportivo/Soccrates/Getty Images

7 de 10

Gabigol e Matheus Pereira comemorando gol pelo Cruzeiro

Gustavo Aleixo/Cruzeiro

8 de 10

Atacante Bruno Henrique, do Flamengo

Gilvan de Souza/CRF

9 de 10

Fortaleza

Mateus Lotif/ E.C. Fortaleza

10 de 10

Fluminense na briga

LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

E para a edição deste ano, Santos, Ceará e Sport retornaram para a elite. As três equipes garantiram o acesso após jogarem a segunda divisão do ano passado. Já o Mirassol fará a sua primeira participação na principal competição do Brasil.

10 imagens

Vitinho já soma cinco gols em 10 jogos pelo Internacional no ano

Nenê é um dos grandes nomes do Juventude
Mirassol estreia no Campeonato Brasileiro
O jovem Estêvão é trunfo do Palmeiras
Santos conta com Neymar para a temporada
1 de 10

Grêmio

Fernando Alves/ECJ

2 de 10

Vitinho já soma cinco gols em 10 jogos pelo Internacional no ano

Flickr/Internacional

3 de 10

Nenê é um dos grandes nomes do Juventude

Ruano Carneiro/Getty Images

4 de 10

Mirassol estreia no Campeonato Brasileiro

Felipe Modesto/Agência Mirassol

5 de 10

O jovem Estêvão é trunfo do Palmeiras

Marco Galvão/Sports Press Photo/Getty Images

6 de 10

Santos conta com Neymar para a temporada

Raul Baretta/ Santos FC.

7 de 10

Oscar é um dos destaque do São Paulo

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

8 de 10

Sport está de volta para a série A

Paulo Paiva / Sport Recife.

9 de 10

Vasco

Rafael Brozeghini/Especial Metrópoles @rafaelbrozeghini

10 de 10

Vitória está de volta para a primeira divisão

Divulgação / Flickr / EC Vitória


Como chegam as equipes para o Brasileirão

  • Atlético-MG: depois de encerrar o ano de 2024 de forma amarga, com os vices na Libertadores e na Copa do Brasil, o Galo iniciou o ano com mais um título do estadual, o sexto consecutivo. A equipe passou por uma reformulação no elenco, mas manteve seu principal jogador: Hulk. E tenta em 2025 um campeonato mais equilibrado que na última temporada, quando encerrou a disputa na 12ª posição.
  • Bahia: em uma temporada que marca o retorno da equipe para a Libertadores, o Tricolor de Aço iniciou o ano vencendo o estadual. No segundo ano consecutivo da SAF no clube, o Bahia tenta brigar pelo protagonismo das principais competições do ano, entre elas, o Brasileirão.
  • Botafogo: atual campeão, o Fogão busca repetir o sucesso da temporada anterior. No entanto, o ano de 2025 começou turbulento, com demora para a definição do novo treinador e nova eliminação precoce no Carioca, ficando de fora pela terceira vez consecutiva do mata-mata da competição. Além disso, os vices na Supercopa do Brasil e da Recopa causaram um clima de insegurança na torcida, que vê a equipe como uma incógnita após saída de vários jogadores protagonistas da última temporada.
  • Bragantino: o Massa Bruta escapou do rebaixamento nas últimas rodadas no ano passado e parece iniciar a temporada brigando para se manter na elite. O time caiu nas quartas do Paulista ao ser eliminado para o Santos e apresenta carências para o restante do ano.
  • Ceará: de volta à elite após duas temporadas, o Vozão chega para a disputa do Brasileiro depois de vencer o Fortaleza na decisão do Campeonato Cearense. Apesar do bom momento, o Vozão retorna para a Série A com o principal objetivo de se manter na elite.
  • Corinthians: apoiado pela torcida e reforçado com a chegada de jogadores importantes, o Timão alcançou uma arrancada impressionante em 2024. De candidato ao rebaixamento, o time de Ramón Diaz disputou a pré-Libertadores, mas acabou sendo eliminado.
  • Cruzeiro: após trazer reforços de peso no início da temporada, o Cruzeiro chega para a disputa do Brasileirão sonhando com a briga pelo título. No estadual, o time acabou decepcionando a torcida e foi eliminado nas semifinais da disputa após cair nos pênaltis para o América-MG.
  • Flamengo: coadjuvante na última temporada do Brasileiro, o Flamengo chega em 2025 após ser campeão da Supercopa e do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro inicia o ano como um dos candidatos ao título. A equipe comandada por Filipe Luís encerrou o Brasileirão de 2024 na última temporada em terceiro, após uma arrancada sob o comando do atual treinador.
  • Fluminense: depois de terminar 2024 lutando pela permanência na Série A, o Fluminense manteve a base do time para a atual temporada. O clube permaneceu com Mano Menezes e chegou até a final do Carioca, mas acabou terminando com o vice após clássico com o rival Flamengo.
  • Fortaleza: classificado para a fase de grupos da Libertadores, o Leão do Pici começa o Brasileirão de 2025 podendo ser um azarão na corrida pelo título. Mesmo ficando com o vice no estadual, a equipe tenta repetir ou superar o desempenho do ano anterior, quando encerrou a competição na 4ª colocação.
  • Grêmio: após um ano atípico por conta das enchentes que atingiram e destruíram o Rio Grande do Sul, o Tricolor Gaúcho inicia um novo capítulo em sua história recente. Após a saída de Renato Portaluppi, a equipe gaúcha entra na disputa sonhando com uma vaga direta na Libertadores.
  • Internacional: o Colorado encerrou um jejum importante antes do início do Campeonato Brasileiro. Campeão do Gaúcho, a equipe chega com moral para a disputa depois de voltar a vencer o estadual após oito anos. Sob o comando de Roger Machado, a equipe apresentou uma arrancada impressionante no último ano e terminou a disputa em 5º lugar, superando expectativas.
  • Juventude: a equipe gaúcha conseguiu permanecer na elite do futebol brasileiro. Apesar das oscilações ao longo da disputa, o Juve mira uma campanha mais sólida na disputa, para lutar por uma vaga em competições internacionais.
  • Mirassol: estreante na Série A do Brasileirão, a equipe do interior de São Paulo inicia o competição com um objetivo muito claro, permanecer na elite. O Leão Caipira tenta surpreender os grandes time para não passar o campeonato lutando para não cair.
  • Palmeiras:  por mais um ano, o Verdão inicia a disputa como um dos candidatos ao título. Com o vice na última temporada, o time de Abel Ferreira ganhou reforços importantes para 2025 e larga como um dos times a brigar ao longo de todo o ano pelo troféu.
  • Santos: o Peixe garantiu o retorno para a elite depois de conquistar o título da Série B. Além do acesso, o Alvinegro Praiano conta com o reforço de Neymar para 2025, entre outros jogadores que chegaram para compor o elenco. Apesar da expectativa, a realidade da equipe é se de se manter sem sustos no primeiro escalão.
  • Sport: outro time que garantiu o retorno para a Série A é o Sport. Após três anos na Série B, o Leão garantiu sua vaga na elite do Brasileiro e a manutenção é o foco principal do clube na disputa de 2025. O clube é finalista do Campeonato Pernambucano, mas a eliminação precoce na Copa do Brasil deixa o torcedor em dúvida de qual será o papel do Leão no torneio.
  • São Paulo: classificado para a Libertadores depois de encerrar o Brasileirão em 6º lugar, o Tricolor Paulista manteve boa parte da equipe do ano passado. No entanto, a chegada do meia Oscar dá mais esperanças ao torcedor de um desempenho ainda melhor. Outro jogador que faz o são-paulino sonhar com voos mais altos é o jovem Ryan Francisco, destaque na Copa São Paulo.
  • Vasco: após ser eliminado nas semifinais do Campeonato Carioca, o Gigante da Colina teve três semanas de preparação para o início da disputa. A torcida do vascaína torce para que Nuno, Garré e Loide, reforços contratados se adaptem e façam a diferença dentro de campo.
  • Vitória: apesar de ter encerrado o Brasileirão em alta, a equipe baiana chega para a disputa do nacional depois de amargar o vice do estadual e ser eliminado de forma precoce na Copa do Brasil. A esperança do torcedor é que a equipe consiga se manter na série A sem precisar lutar durante toda a disputa.



Fonte: Metrópoles

App e site da Receita apresentam instabilidade nesta terça (1º/4)

O site e o aplicativo da Receita Federal apresentaram instabilidade, na manhã desta terça-feira (1º/4), após ser liberado o acesso à declaração pré-preenchida do...

“Cabeças brancas e pretas” abrem guerra interna no MDB por apoio a Mailza e Alan; Veja o que está em jogo

*Guerra entre cabeças brancas e pretas, divide o MDB sobre rumos em 2026* Bastou o MDB enterrar Flaviano Melo, seu maior líder político no Acre,...

Cineasta criador de filmes icônicos é o famoso mais rico do mundo

A Forbes divulgou, nesta terça-feira (1º/3), a lista dos famosos que alcançaram a posição de bilionários em 2025. O cineasta Steven Spielberg aparece como o...